You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar-
dc.contributor.authorOrnelas, Dalila Maria Vieira-
dc.date.accessioned2015-12-09T10:22:56Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:40Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOrnelas, Dalila Maria Vieira - Comunic' Arte [Em linha] : o contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento da expressão oral, no 7º ano de escolaridade, na disciplina de português. Lisboa : [s.n.], 2015. 2 vol.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4699-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4699-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractEste projeto de intervenção centra-se no contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento do domínio da expressão oral, no âmbito da disciplina de Português, no 7.º ano de escolaridade. O projeto de intervenção Comunic’ARTE ocorre em quatro contextos educativos distintos (Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Casa da Cultura de Santa Cruz, Museu Quinta das Cruzes e Ginásio de São Martinho) e encontra-se desenvolvido em quatro andamentos: fundamentação, conceção, implementação, retroação e avaliação do projeto, de acordo com as orientações de Martins (2002). Nesta investigação-ação, que decorreu de setembro de 2013 a junho de 2014, optou-se por uma metodologia qualitativa, alicerçada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993, 2005) que destaca quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Meio). Esta metodologia permitiu-nos apreender as aprendizagens vivenciais dos intervenientes através de uma Educação pela Arte centralizada na comunicação verbal espontânea e planificada e realizada em contexto intra e extra sala de aula, com alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade. Os instrumentos de recolha de informação (observação participante, registos vídeo e fotográficos, opiniões e trabalhos dos sujeitos) permitiram observar e registar, pormenorizadamente, as práticas desenvolvidas para posterior reflexão. A abordagem pedagógica do domínio da expressão oral em articulação com as expressões artísticas permitiu constatar o desenvolvimento da comunicação verbal dos sujeitos e o acréscimo de competências e valores adquiridos pelos alunos num contexto de Educação pela Arte.pt_PT
dc.description.abstractThis project of intervention is based on the contribution of artistic expressions for the development of oral communication in the subject of seventh form Portuguese. The project of intervention entitled Comunic’ARTE runs in four distinctive educational contexts (Elementary and Secondary School of Santa Cruz, Cultural Centre of Santa Cruz, the Museum Quinta das Cruzes and the Gymnasium of São Martinho) and is developed in four stages: rationale, conception, implementation and feedback, evaluation and reflection of the project, according to Martins’s guidelines (2002). The action-research occurred from September 2013 to June 2014, and it is based on a qualitative approach which is centered upon the Pedagogical Relationship Model of Renald Legendre (1993, 2005) that distinguishes four poles (Subject, Agent, Object and Environment). This methodology allowed us to fully understand the learning experiences of the intervenients in an Education through Art context, focused on spontaneous and planned verbal communication, inside and outside the classroom, with 7th form students. The data collection instruments (participative observation, video and photographic registrations, audio-recordings, opinions, comments and students’ work) allowed to observe and register, in detail, the practices developed for posterior reflection. The pedagogical approach of the oral expression domain in articulation with the artistic expressions allowed us to ascertain the development of verbal communication and an increase in acquired skills and values in students by an experience of Education through Art.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectOralidadept_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.subjectExpressão oralpt_PT
dc.subjectOral expressionpt_PT
dc.subjectArtistic expressionspt_PT
dc.subjectEducation through artpt_PT
dc.subjectRhetoricpt_PT
dc.subjectPedagogical Relationship Modelpt_PT
dc.titleComunic' Arte : o contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento da expressão oral, no 7º ano de escolaridade, na disciplina de portuguêspt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201138190-
dc.date.embargo2018-12-09-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.