You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa-
dc.contributor.authorPestana, Filomena-
dc.date.accessioned2015-12-10T13:57:07Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:41Z-
dc.date.available2015-12-10T13:57:07Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto [Em linha] : práticas formativas e pedagógicas no Ensino Básico Português. Lisboa : [s.n.], 2015. 202 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4721-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4721-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractA Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico, embora ainda necessite de ser integrada nas atividades letivas. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local apresentado neste documento. Este projeto, que se integra num quadro de Supervisão Pedagógica, mais especificamente no âmbito da Formação de Professores, decorreu numa escola do 2.º e 3.º Ciclos do distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. A formação de professores desenvolvida foi ministrada em modalidade de blended-learning tendo atingido os objetivos a que se propôs. Adotámos a metodologia de projeto com base em autores de referência nesta área. Como tal, organizámos o nosso trabalho em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Relativamente ao tratamento dos dados recorreu-se à estatística descritiva para os dados quantitativos e à análise de conteúdo para os dados qualitativos. Dos resultados obtidos salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e a satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos do ensino básico.pt_PT
dc.description.abstractThe Internet has allowed a quick and different access to other people and to information. Education is also included in this globalizing process in which ICT plays a leading role and presents itself as a more attractive way for the promotion and the development of learning. Thus, it is assumed that the teacher should consider the urgency of the introduction of students in technological society, increasingly present and demanding. In this context, there is an unprecedented phenomenon, Wikipedia, which is an Open Educational Resource used on a large scale, particularly in the educational and academic field. However, it still needs to be integrated into school activities. Therefore, it is important to invest in teachers training and explore with them the potential of this global project, which we have sought by developing the local project presented in this document. This Project is anchored in an Educational Supervision framework, specifically in the scope of Teacher Training held in a school of the 2nd and 3rd cycles at Lisbon, involving two teachers and two classes, of the 6th and 8th grades. The training of teachers followed a blended learning approach, having reached the goals proposed. We adopted the project methodology, based on acknowledged authors in this field. Hence, we organized our work in four main stages: Diagnosis; Planning; Application/Implementation; Evaluation. The collected data was analyzed by resorting to statistics and content analysis. As a conclusion, we highlight the quality of the work developed with the classes, and, on the other hand, the recognition by the teachers of the relevance of the training and their overall satisfaction. In a word, we witnessed that the training and the teaching practices had a real impact on the work in the classroom. So, we hope that this work can be maintained and extended to other teachers and students of Portuguese Basic Educationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subject2º Ciclopt_PT
dc.subject3º Ciclopt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectWikipédia-
dc.subjectSupervisão-
dc.subjectPedagogical supervision-
dc.subjectTeacher training-
dc.subject2nd and 3rd cycles of Portuguese Basic Education-
dc.subjectWikipedia-
dc.subjectWikipedia Education Program-
dc.titleA Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no Ensino Básico Portuguêspt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201140675-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.