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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4722
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dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorSilva, Maria Ângela Fernandes da-
dc.date.accessioned2015-12-10T15:45:31Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:41Z-
dc.date.available2015-12-10T15:45:31Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, Maria Ângela Fernandes da - A avaliação formativa como forma de garantir a aprendizagem [Em linha] : um estudo de caso na disciplina de geografia. Lisboa : [s.n.], 2015. 178 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4722-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4722-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractA avaliação, explicitada nos normativos legais como um processo regulador do ensinoaprendizagem, assente na recolha contínua e sistemática de informações sobre os desempenhos dos alunos com recurso a instrumentos variados, continua a recorrer, predominantemente, aos instrumentos convencionais - os chamados testes de papel e lápis – realizados em datas previamente calendarizadas, perpetuando uma lógica avaliativa mais de produtos do que de processos. No presente estudo propusemo-nos conhecer, de um modo genérico, as conceções relacionadas com o conceito de avaliação das aprendizagens perfilhado por um grupo de docentes para, de entre estas, (re) conhecer práticas de avaliação formativa e inferir de que modo o grupo utiliza esta modalidade de avaliação como forma de garantir o desenvolvimento das aprendizagens, pelos alunos, assim como a importância que lhe atribui, nas suas planificações e na tomada de decisão sobre a transição para novos conteúdos temáticos, no cumprimento dos planos curriculares estabelecidos. O trabalho desenvolvido, em forma de estudo de caso, de caráter empírico, centrou-se nas convicções e na atuação do grupo docente responsável pela disciplina de Geografia de uma escola da Região Autónoma da Madeira (RAM), no que se refere à avaliação das aprendizagens dos seus alunos. A recolha dos dados necessários à exploração desenvolvida foi possibilitada com recurso: (i) à elaboração de um questionário aplicado ao grupo; (ii) à observação naturalista de algumas das suas reuniões; (iii) à observação in loco de um ambiente de aprendizagem; (iv) à realização de entrevistas semiestruturadas - ao docente do ambiente de aprendizagem observado e a alguns alunos do grupo-turma; (v) à consulta de alguns dos elementos formais de planificação do grupo e (vi) à pesquisa de outras informações relativas à escola em estudo, disponíveis na PLACE 21 (Plataforma das escolas de ensino não superior da RAM). A avaliação formativa, presente nas estratégias de ensino-aprendizagem desenvolvidas em contexto de sala de aula, não é assumida nos documentos de planificação anual do Grupo Disciplinar (GD), sendo encarada mais como uma estratégia pedagógica subjacente ao desenvolvimento do currículo do que como uma modalidade reconhecida de avaliação.pt_PT
dc.description.abstractThe evaluation, specified in the legal regulations as a regulator of the teaching-learning process, based on continuous and systematic gathering of information about the students’ performances using a range of instruments, continues to rely mostly on conventional instruments - the so-called paper and pencil tests - carried on previously scheduled dates, which keeps an evaluative logic more of products than of processes. In the present study we set out to know, in a general way, the conceptions related to the concept of learning assessment followed by a group of teachers to get to know (ackowledge), among them, formative assessment practices and infer how the group uses this type of assessment to ensure the development of learning by students, as well as the importance attached to it in their lesson plans and decision-making on the transition to new thematic contents, in compliance with the established curricula. This work, in the form of case study, assumed an empirical nature and focused on the beliefs and actions of the group of teachers responsible for teaching Geography in a School of the Madeira Autonomous Region (RAM), regarding their students learning assessment. The gathering of the necessary data to the research was made possible using: (i) the application of a questionnaire addressed to the whole group; (ii) the naturalistic observation of some of their meetings; (iii) the on-site observation of a learning environment; (iv) the implementation of semisstructured interviews; (v) the lookup of formal elements of the group planning; and (vi) the research of other information related to the school under study, available in PLACE 21 (an internet School platform). The formative assessment, present in the teaching-learning strategies developed in the classroom context, is not assumed in the annual planning documents of Geography teachers’ group, being considered more as a pedagogical strategy behind the curriculum development than as a recognized evaluation method.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectProcessos de aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino da geografiapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectInstrumentospt_PT
dc.subjectAssessment of learningpt_PT
dc.subjectPractices and assessment toolspt_PT
dc.subjectTeaching and learning methodologies in Geographypt_PT
dc.subjectAssessment tools in Geographypt_PT
dc.titleA avaliação formativa como forma de garantir a aprendizagem : um estudo de caso na disciplina de geografiapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201140632-
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