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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4993
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Alda-
dc.contributor.authorPaz, João Carlos Sacadura de Sousa-
dc.date.accessioned2016-03-11T11:18:11Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:34Z-
dc.date.available2016-03-11T11:18:11Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPaz, João Carlos Sacadura de Sousa - Ensinar em Comunidade virtual de aprendizagem [Em linha] : a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação. [Lisboa] : [s.n.], 2015. 464 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4993-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4993-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearningpt_PT
dc.description.abstractEsta investigação realiza um estudo de caso de uma Unidade Curricular de um Mestrado online cujo design instrucional assenta na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem e se caracteriza igualmente por uma utilização da Web Social em complemento do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. Sobre o pano de fundo de uma taxonomia de três paradigmas de educação online, adota o modelo da Comunidade de Investigação para conceptualizar e operacionalizar o estudo. As questões de investigação abordadas incidem sobre a formação e desenvolvimento da Comunidade Virtual de Aprendizagem e em que medida a abertura à Web Social a configura, o modo como se desenvolve essa comunidade em termos de Presença Social, Presença Cognitiva e Presença de Ensino e como emerge, e evolui, a Presença de Ensino Distribuída ao longo da Unidade Curricular. A metodologia utilizada é o estudo de caso assente em métodos mistos com design de triangulação de instrumentos e fontes, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário aos estudantes, entrevista semiestruturada à Coordenação de Curso e ao Professor, análise de conteúdo das interações online e análise estrutural de redes sociais. Para o efeito utilizámos instrumentos já validados mas foi igualmente necessário desenvolver uma reformulação do modelo de codificação da Presença de Ensino mais bem adaptado para o estudo da sua distribuição. Os resultados confirmaram, nalguns casos, as previsões ou expectativas do modelo da Comunidade de Investigação mas não noutros, nomeadamente na evolução da Presença de Ensino Distribuída. Em termos de evolução da Comunidade de Investigação, os resultados parecem apontar uma maior dependência da natureza das atividades educacionais do que do decurso temporal. Um aspeto especialmente relevante foi a identificação de um grau de Presença de Ensino com origem nos estudantes que, embora decrescente ao longo do tempo, mostra que, em maior grau do que usualmente se pensa, uma comunidade de aprendizagem efetiva inclui fenómenos de ensino que não têm apenas origem no professor.-
dc.description.abstractThis research conducts a case study of a Curricular Unit of an online Master course whose instructional design is based on the development of a virtual learning community and is also characterized by the use of Social Web complementing the institutional Virtual Learning Environment. On the backdrop of a taxonomy of three online educational paradigms, the Community of Inquiry model is adopted to conceptualize and operationalize the study. The addressed research questions focus on the formation and development of the Virtual Learning Community and to what extent the opening to the Social Web determines it, how this community develops in terms of Social Presence, Cognitive Presence and Teaching Presence and how Distributed Teaching Presence emerges and evolves along the Course. The methodology used is a case study based on mixed methods triangulation design of tools and sources, including document analysis, questionnaire survey to students, semi-structured interview to the Course Coordination and Teacher, content analysis of online interactions and structural analysis of social networks. For this purpose we used instruments already validated but it was also necessary to develop a reformulation of Teaching Presence coding model best suited for the study of their distribution. The results confirmed in some cases, predictions or expectations of the Community of Inquiry model but not in others, particularly the evolution of Distributed Teaching Presence. In terms of the evolution of the Community of Inquiry, the results seem to indicate a greater dependence on the nature of educational activities than over time. A particularly important aspect was the identification of a degree of students' Teaching Presence that, although decreasing over time, shows that an effective learning community includes teaching phenomena that do not originate only from teacher to a greater extent than is usually thought.-
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectComunidades virtuaispt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectComunidades de aprendizagem-
dc.subjectCommunity of inquiry-
dc.subjectEvolution of the community of inquiry-
dc.subjectDistributed teaching presence-
dc.subjectSocial web-
dc.subjectVirtual learning community-
dc.titleEnsinar em Comunidade virtual de aprendizagem : a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigaçãopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101433859-
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