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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia-
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Miguel Martins-
dc.date.accessioned2016-03-21T11:11:45Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:43Z-
dc.date.available2016-03-21T11:11:45Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFernandes, Pedro Miguel Martins - O papel do diretor de um curso profissional [Em linha] : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso. Bragança : [s.n.], 2015. 146 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5064-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5064-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractO Ensino Profissional tem-se assumido cada vez mais como uma opção válida para muitos dos alunos que concluem o terceiro ciclo do ensino básico. Este tipo de oferta formativa representa já uma boa parte dos alunos que atualmente frequentam o ensino secundário. Desta forma, o Diretor de um curso profissional, como estrutura intermédia, desempenha um papel crucial no plano da organização escolar, nomeadamente no que respeita à forma e aos modos como desenvolve o seu trabalho. As suas funções enquanto Diretor de Curso estão bem definidas na legislação, no entanto, interessa perceber se faz uso delas, se reclama mais poder, de que modos as exerce e como são percecionadas pelos docentes. Esta análise vai permitir verificar se existe uma estrutura que se limita a cumprir normas e procedimentos previamente estabelecidos ou se, por outro lado, existe uma liderança intermédia com capacidade de mobilização, com capacidade de elevar os índices motivacionais e traçar caminhos novos que levem a uma melhoria significativa das condições do sistema de ensino e aprendizagem. Neste sentido coloca-se uma questão, que trata de verificar se o Diretor de um curso profissional se enquadra como gestor ou como líder no seio da organização escolar.pt_PT
dc.description.abstractVocational education has increasingly assumed as a valid option for many of the students who complete the third cycle of basic education. This type of training offer already represents a large proportion of students who currently attend secondary school. Thus, the Director of a professional course as an intermediate structure, plays a crucial role in terms of school organization, particularly as regards the form and the ways in which develops its work. Their functions as Course Director are clearly defined in the legislation, however, interested to understand whether makes use of them, is claimed more power, in what ways and how the exercises are perceived by teachers. This analysis will allow verification that there is a structure which merely comply with rules and procedures previously established or if, on the other hand, there is an intermediate lead with mobilization capacity, capable of raising motivational levels and chart new paths that lead to significant improvement in the teaching and learning system conditions. In this sense it puts up a question that comes to check if the Director of a professional course fits as a manager and as a leader within the school organization.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPlaneamento e administração da educaçãopt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectDiretor de cursopt_PT
dc.subjectVocational educationpt_PT
dc.subjectCourse directorpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.titleO papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de cursopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201136430-
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