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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5069
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Grave-Resendes, Lídia | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, João Sobral | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-22T09:49:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:43:34Z | - |
dc.date.available | 2016-03-22T09:49:18Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, João Sobral - A liderança do diretor nas escolas básicas e secundárias do ensino público e nas do ensino particular e cooperativo [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2015. 382 p. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5069 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5069 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |
dc.description.abstract | A liderança, neste nosso estudo, será apresentada como uma atitude sentida, motivadora e concretizadora que, através de processos idealizados pelo líder e naturalmente interiorizados pelos professores, irá concretizar os objetivos de política educativa do país. Esses processos a desenvolver deverão ser compreendidos pelos pais /encarregados de educação, deverão dar vida a uma cultura própria das atividades desenvolvidas em cada escola e, concomitantemente, respeitadoras da dignidade das pessoas, com especial relevo para os alunos e professores, pais e funcionários não docentes. Essa cultura a desenvolver pelo líder/ professores /alunos/pais/encarregados de educação, deverá ter como resultado, nas escolas básicas e secundárias do ensino público e nas do ensino particular e cooperativo, a promoção científica dos professores e maior eficácia na obtenção de resultados. Estamos, todavia, convencidos de que, só conseguiremos uma escola de qualidade se, os mais diretamente responsáveis, se empenharem na apresentação de sugestões inovadoras e construtoras. Líder e professores terão então que estar dispostos, a ir mais além na execução de tarefas e atividades, prescritas para a sua função. Precisamos então, para o efeito, que os líderes das escolas, com vontade e saber e muita sensatez, desenvolvam a criatividade vencendo o status quo, mas sempre com um sentido de oportunidade para a mudança, numa perspetiva organizacional positiva e, acima de tudo, com uma atitude que contemple tanto a qualidade como a quantidade. Precisamos, como não podia deixar de ser, de escolas que despertem nos alunos, gosto pelo saber e pelo desenvolvimento do conhecimento, como “o recurso” e não como um recurso. A liderança aparece –nos neste estudo como uma força multifuncional e transformacional do Diretor, agindo com respeito pela pessoa humana e gosto pelo conhecimento; a interação aparece como um procedimento positivo, quer nas ações quer nos resultados; a inovação procura despertar o interesse pelo funcionamento global da Escola, recorrendo ao trabalho de equipa e à escolha da chefia pelos elementos da mesma, enquanto o trabalho durar; as sinergias que influenciam todo o funcionamento da escola e incentivam, unificam e despertam atitudes de boa convivência social, entre professores; o paradigma e paradigmas estão intimamente ligados ao líder (Diretor de Escola) e professores que, numa dinâmica cooperativa e, segundo uma lógica multidisciplinar, sugerem técnicas e processos que levam os alunos a produzir, dentro das suas capacidades, mais e melhores aprendizagens. | pt_PT |
dc.description.abstract | The leadership, in our study, will be presented as a felt, motivating and concrete attitude that, through processes devised by the leader and of course internalized by teachers, will achieve the objectives of the country educational policy. These processes to develop should be understood by parents / guardians must give life to its own culture of the activities developed in each school and concomitantly respect the dignity of people, with special emphasis on students and teachers, parents and staff not teachers. This culture developed by the leader / teacher / students / parents / guardians, should result in the primary and secondary schools of public education and in the private and coopera-tive education, in the scientific promotion of teachers and greater efficiency in obtaining results. We are nevertheless convinced that we will only get a quality school, if the most directly responsible, strive for the presentation of innovative and constructive suggestions. Leader and teachers will then have to be willing, to go further in executing tasks and activities pre-scribed to its function. We need then, for this purpose, that the schools leaders, with will, knowledge and great wisdom, develop creativity, winning the "status quo", but always with a sense of oppor-tunity for change in a positive organizational perspective and, above all, with an attitude dealing both, quality and quantity. We need, as it could not be otherwise, of schools to awaken in students a taste for learning and the development of knowledge as a "resource" and not as "a resource". The leadership appears to us, in this study, as a Director multifunctional and transforma-tional force, acting with respect for human person, and taste for knowledge; interaction ap-pears as a positive procedure, either in actions or in the results; innovation seeks to awaken interest in the school global functioning, using the teamwork and the choice of leadership by their elements, while work last; synergies that influence the entire school functioning, and encourage, unify and awaken attitudes of good social interaction between teachers; the paradigm and paradigms are closely linked to the leader (School Director) and teachers that, in a cooperative dynamic and according to a multidisciplinary logic, suggest tech-niques and processes that lead students to produce, within its capabilities, more and better learning. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.subject | Planeamento e administração da educação | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Diretores | pt_PT |
dc.subject | Ensino público | pt_PT |
dc.subject | Ensino privado | pt_PT |
dc.subject | Legislação da educação | pt_PT |
dc.subject | Leadership | pt_PT |
dc.subject | Interaction | pt_PT |
dc.subject | Innovation | pt_PT |
dc.subject | Synergies | pt_PT |
dc.subject | Paradigm | pt_PT |
dc.title | A liderança do diretor nas escolas básicas e secundárias do ensino público e nas do ensino particular e cooperativo : estudo de caso | pt_PT |
dc.type | outro | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101312032 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
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