You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Helena Bárbara-
dc.contributor.authorPinto, Márcia da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-14T09:54:10Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:43Z-
dc.date.available2016-04-14T09:54:10Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPinto, Márcia da Silva - Tecnologias e leitura em ambiente escolar [Em linha] : ler hoje que desafios?. Lisboa : [s.n.], 2015. 166 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5167-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5167-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos da Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado intitulada Tecnologias e leitura em ambiente escolar: ler hoje – que des@fios?, englobando duas temáticas muito debatidas e atuais – as tecnologias e o ensino e a aprendizagem da leitura literária – tem como objetivo central explorar as mais recentes inovações tecnológicas – Web 2.0, Web 2.0 Móvel, ferramentas, serviços e aplicações – e o audiovisual (audiolivros e adaptações cinematográficas de obras literárias) ao serviço da promoção e divulgação da leitura literária em contexto educativo. Nesse sentido, é apresentada uma proposta de projeto de leitura online (e-leitura), disponível como protótipo em http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, recorrendo essencialmente a: (i) um sistema Moodle, a porta de entrada para o projeto, facultado por grande parte das escolas do país; (ii) e-books gratuitos disponíveis na rede; (iii) bibliotecas digitais, nacionais ou não; (iv) aplicações de leitura de e-books para computadores ou dispositivos móveis; (v) audiobooks gratuitos online; e (vi) recursos audiovisuais (em DVD/Blu-ray e no YouTube), que divulguem a literatura nacional ou de expressão em Língua Portuguesa e promovam o contacto dos estudantes/leitores com os textos, os autores e a sua obra, para que se encontrem literariamente e desenvolvam um projeto de leitura pessoal sólido e duradouro.pt_PT
dc.description.abstractThe present Master’s dissertation entitled Technologies and Reading in School: Reading Today – What Ch@llenges?, covers two subjects which are very much under discussion these days – technologies and the teaching and learning of literary reading – has as its central objective the exploration of the most recent technological innovations – Web 2.0, Web 2.0 Mobile, tools, services and applications – and the audiovisual (audiobooks and cinematic adaptations of literary works) in the service of the promotion and propagation of literary reading in the educational context. In this sense, a proposal for an online reading project (e-reading) is presented, available as prototype in http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, essentially using the: (i) Moodle system, the gateway to the project, already provided by most of the country's schools; (ii) free e-books available on the network; (iii) digital libraries, national or not national; (iv) reading applications of e-books for computers or mobile devices; (v) free online audiobooks; and (vi) audiovisual resources (DVD/Blu-ray and on YouTube) which divulge national literature or of expression in Portuguese Language and promote contact between the pupils/readers and the texts, the authors and their texts, so they find themselves literarily and develop a solid and lasting project of personal reading.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectWeb 2.0.pt_PT
dc.subjectPromoção da leiturapt_PT
dc.subjectDispositivos móveispt_PT
dc.subjectLiteratura portuguesapt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectWeb 2.0 and mobile Web 2.0pt_PT
dc.subjectTeaching and learning of the portuguese language and literaturept_PT
dc.subjectLiterary reading and E-readingpt_PT
dc.titleTecnologias e leitura em ambiente escolar : ler hoje que desafios?pt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201137909-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.