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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5337
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Dulce Maria Garcia de-
dc.date.accessioned2016-05-30T16:30:19Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:34Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:34Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.date.submitted2016-05-30-
dc.identifier.citationOliveira, Dulce Maria Garcia de - A educação intercultural na aula de português no 3º Ciclo do Ensino Básico. [S.l.] : [s.n.], 2015. 416 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5337-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5337-
dc.description.abstractEsta investigação foi realizada no âmbito do Doutoramento em Educação, na vertente de Educação e Interculturalidade, tendo como título “A educação intercultural na aula de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico”. O principal objetivo foi não só o de conhecer as representações e práticas docentes relativamente à diversidade cultural nas turmas de 3º ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas e das Escola Não Agrupadas da freguesia de Arrentela, - concelho do Seixal, península de Setúbal -, como também propor uma “matriz sociocultural” para a disciplina de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e aplicá-la a turmas alvo, permitindo verificar se a mesma propicia uma maior e efetiva participação de todos os alunos, contribuindo para o seu sucesso educativo. Esta investigação alicerçou-se no quadro teórico da educação para a cidadania intercultural, nomeadamente na educação intercultural e no modelo coorientacional de Byram. Este trabalho tomou a forma de estudo de caso, tendo-se recorrido ao paradigma quantitativo e qualitativo, tornando-os complementares na recolha de dados. No decorrer desta investigação, efetuou-se um processo de investigação exploratória, tendo-se realizado pesquisa documental para uma breve caracterização da Península de Setúbal, do concelho do Seixal, da freguesia de Arrentela. Fez-se um levantamento de dados sobre a diversidade cultural das escolas com 3º ciclo do Ensino Básico desta freguesia e sobre o insucesso dos alunos no exame de Português de 9º ano. Utilizou-se, ainda, um inquérito por questionário a vinte e um docentes do grupo 300 que lecionaram Português no 3º ciclo do Ensino Básico das escolas supra mencionadas, nos anos letivos 2011/2012, 2012/2013/ 2013-2014 (alguns dos quais ainda lecionam), para conhecer as representações docentes e práticas letivas recorrentes em escolas pluriculturais. A análise dos primeiros dados recolhidos por inquérito por questionário demonstrou que, para os docentes inquiridos, o objetivo primordial da educação intercultural é a abertura e aproximação ao Outro. No que concerne as práticas letivas, há uma preocupação dos professores em aproveitar uma parte do manancial e da riqueza da diversidade cultural das turmas heterogéneas, nomeadamente na prática da leitura/escuta, (re)escrita, na divulgação de textos enriquecedores entre cultura(s), na comparação entre culturas, na promoção de atividades colaborativas, nas atividades integrando a cultura de origem ou de herança. Verificou-se ainda que os materiais privilegiados na sala de aula são maioritariamente os manuais escolares e a compilação de textos emanados pelas editoras de livros escolares. Uma vez que os manuais escolares não contemplam muitas culturas, os docentes utilizam, em menor percentagem, textos de todo o género que permitem a comparação entre culturas, uma atitude crítica e a descentração. Relativamente à colaboração entre alunos, esta é essencialmente realizada através do trabalho de pares, enquanto a cooperação entre escola/comunidade é desenvolvida sobretudo por exposição e eventos escolares abertos à população e por atividades que podem ser corealizadas por alunos e Encarregados de Educação e/ou seus familiares. Como causas para a não implementação da educação intercultural nas aulas de Português, os inquiridos denunciaram fatores fulcrais como a ausência de formação adequada e de materiais didáticos e pedagógicos adequados ou o comportamento dos alunos, entre outros. Posteriormente, foi produzido e aplicado um inquérito por questionário a três turmas heterogéneas escolhidas (7.°, 8.° e 9.° anos) para sua posterior caracterização. Após esta etapa, foram recolhidos e selecionados materiais e atividades pedagógicos que foram integrados numa proposta de “matriz sociocultural” (Costa Afonso, 2002) aberta a modificações, transversal a outras disciplinas, baseada nas diversas identidades socioculturais dos alunos presentes em sala de aula, alicerçada, por um lado, essencialmente, no domínio da educação literária, por outro, na ponte que deve ser, continuamente, estabelecida entre escola/ comunidade local/ comunidade global. Nesta proposta é visível a preocupação na procura de textos literários canónicos, cujos conteúdos culturais permitam o contacto com a alteridade, com outras cosmovisões capazes de promover, por um lado, a desconstrução de preconceitos, estereótipos, do racismo e/ou suas manifestações, por outro, proporcionar a compreensão, a valorização crítica de culturas, a consciencialização da necessidade de liberdade, criatividade e reflexão crítica na criação de um mundo mais justo e na sustentação de um estado democrático. Aquando da aplicação experimental da “matriz”, envolvido nas interações comunicacionais interculturais propiciadas pelos materiais e atividades/projetos subsequentes, o discente assumiu o papel de sujeito sociocultural crítico, cidadão ativo e responsável. Da aplicação experimental foi efetuado um registo dos acontecimentos mais pertinentes. Outras sugestões de atividades/projetos foram veiculadas.pt_PT
dc.description.abstractThis research has been carried out under the Doctorate Degree in Education, in the field of Education and Interculturality, with the title "Intercultural education in Portuguese classes in the 3rd Cycle of Basic Education ". The main purpose has been not only to meet teachers’ representations and practices regarding cultural diversity in the classes of the 3rd cycle of Basic Education of School Clusters and Nonclustered Schools in Arrentela Parish, - Municipality of Seixal, Setúbal Peninsula – but also to propose a "sociocultural matrix" for Portuguese Language in the 3rd cycle of Basic Education and apply it to target groups, allowing you to check if it provides a greater and effective participation of all students, contributing to their educational success. This research has been founded on the theoretical framework of education for intercultural citizenship, particularly on the intercultural education and co-orientational model of Byram. This work took the shape of a case study with recourse to the quantitative and qualitative paradigms, making them complementary in collecting data. In the course of this research, an exploratory research process has been undertaken, having been conducted a documentary research for a brief characterization of the Setúbal Peninsula, Arrentela Parish, Municipality of Seixal. A data collection on cultural diversity of the schools with 3rd cycle of Basic Education of this parish and the underachievement of students in 9th grade Portuguese Language exam has been performed. A questionnaire survey to twenty-one teachers of group 300 who have taught Portuguese Language in the 3rd cycle of Basic Education of the above mentioned schools, in 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014 school years (some of whom still teach) has been also used in order to meet teachers’ representations and recurrent teaching practices in multicultural schools. The analysis of the first data collected by questionnaire survey has shown that for the teachers surveyed the primary objective of intercultural education is openness and closeness to the Other. Regarding teaching practices, there is a concern of teachers to take advantage of a part of the wealth and richness of cultural diversity of heterogeneous classes, particularly in reading/listening practice, (re)writing, disclosure of enriching texts between cultures, comparing cultures, promotion of collaborative activities, activities incorporating background culture. It was also found that textbooks and compilation of texts issued by textbooks publishers are mostly the privileged material in the classroom. Since textbooks do not include many cultures, teachers use, to a lesser extent, texts of all kinds that allow the comparison between cultures, a critical attitude and decentration. Regarding the collaboration among students, this is primarily accomplished through peer work, while cooperation between school / community is developed mainly by exposure and school events open to the public and activities that can be co-performed by students and Guardians and / or their families. As causes for the non-implementation of intercultural education in Portuguese Language classes, respondents reported key factors such as lack of appropriate training and adequate teaching and learning materials or student behavior. A questionnaire to three chosen heterogeneous groups (7th, 8th and 9th grades) was afterwards produced and applied for subsequent characterization. After this step, pedagogical materials and activities have been collected and selected and then incorporated in a proposal of "socio-cultural matrix" (Costa Afonso, 2002), open to change, transversal to other subjects, based on different socio-cultural identities of students present in the classroom, based, on the one hand, essentially on the field of literary education, on the other, on the bridge that must be continuously established between school / local community / global community. In this proposal it is visible the concern in the search for canonical literary texts, whose cultural content allow contact with otherness, with other worldviews able to promote, on the one hand, the deconstruction of prejudices, stereotypes, racism and / or its manifestations, on the other, provide understanding, critical appreciation of cultures, awareness of the need for freedom, creativity and critical thinking in creating a fairer world and in supporting a democratic state. At the time of the experimental application of the "matrix", the student, involved in intercultural communication interactions afforded by materials and activities / subsequent projects, has taken on the role of critical sociocultural subject, active and responsible citizen. A record of the most relevant events has been made from the experimental application of the matrix.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subject3º Ciclopt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.subjectComunicação interculturalpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectTeachers’ representationspt_PT
dc.subjectIntercultural communicative competencept_PT
dc.subjectIntercultural citizenshippt_PT
dc.subjectIntercultural "sociocultural matrix"pt_PT
dc.titleA educação intercultural na aula de português no 3º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101429223-
dc.date.embargo2019-05-02-
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