Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/538
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Maria do Céu | - |
dc.contributor.author | Moura, Maria de Deus Cravo Pereira Martins Pais de | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-01-26T16:10:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:38:07Z | - |
dc.date.available | 2009-01-26T16:10:04Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:38:07Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.date.submitted | 2007 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/538 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/538 | - |
dc.description.abstract | Resumo - Este trabalho analisa a relação entre a situação sócio-política e a indústria do entretenimento, durante o período Macartista nos Estados Unidos, e a problemática da ameaça nuclear como consequência da Guerra-Fria. É dada ênfase particular à análise comparativa das produções cinematográficas The Front e Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb. Esta análise pretende estabelecer a relação entre cinema e história, tendo em conta a influência exercida na sociedade pelas circunstâncias de uma determinada época e revelar o leque de ligações entre os serviços governamentais e o desenvolvimento e difusão da propaganda política, conducente ao cerceamento das liberdades individuais, criando uma época de medo e perseguição. Pretende igualmente denunciar o exagero da paranóia instalada na sociedade norte-americana em relação à ameaça real do holocausto nuclear no período da Guerra-Fria e despertar a consciência sócio-política do espectador pretendendo desenvolver o seu sentido estético através do visionamento destas duas produções de teor humorístico | pt_PT |
dc.format.extent | 503837 bytes | pt_PT |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | American culture | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Sociedade americana | pt_PT |
dc.subject | Cultura americana | pt_PT |
dc.subject | Política | pt_PT |
dc.subject | Repressão | pt_PT |
dc.subject | Guerra Fria | pt_PT |
dc.subject | Século XX | pt_PT |
dc.subject | American society | pt_PT |
dc.subject | Policy | pt_PT |
dc.subject | Repression | pt_PT |
dc.subject | Cold War | pt_PT |
dc.subject | 20th century | pt_PT |
dc.title | A guerra-fria : uma análise comparativa dos filmes The Front e Dr. Stangelove | pt_PT |
dc.type | outro | pt_PT |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.