You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrave-Resendes, Lídia-
dc.contributor.authorCorreia, Sandra Maria Pereira-
dc.date.accessioned2016-06-27T09:43:06Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:44Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:44Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.date.submitted2016-06-24-
dc.identifier.citationCorreia, Sandra Maria Pereira - A mulher na liderança no contexto educativo do distrito da Guarda [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 112 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5391-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5391-
dc.description.abstractEsta investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, tendo como tema A mulher na liderança no contexto educativo do distrito da Guarda. Os objetivos centrais desta investigação assentam na compreensão do que é ser mulher e líder de uma organização educacional e sobre a perceção que a mulher tem do exercício dessa mesma liderança. O quadro teórico de referência aborda o conceito de liderança, do género, a evolução do papel da mulher nos lugares de topo centrado nas organizações escolares e a motivação para oexercício destes cargos. No processo de investigação usou-se uma metodologia de investigação quantitativa comabordagem descritiva, mais adequada para traduzir, em números, as opiniões dos elementos do conselho geral dos treze agrupamentos de escolas que participaram neste estudo. Para apoiar a concretização dos objetivos e seguir as orientações da metodologia de investigação qualitativa em educação, foram, ainda, aplicadas entrevistas a três diretoras do distrito da Guarda privilegiando-se o testemunho das próprias, a fim de percebermos o que as motivou a candidatar-se a um cargo que é predominantemente exercido por homens. A análise dos dados demonstrou que o género não influencia a escolha do diretor, nem tão pouco é fator que influencie o exercício da liderança. As mulheres predominam nas nossas escolas como professoras, no entanto, os cargos de topo ainda são maioritariamente masculinos. Poder-se-á concluir que as responsabilidades familiares e os contrangimentos que advêm do exercício da função faz com que as mulheres tenham de arriscar e efetivarem a sua participação nos lugares de topo, mesmo a nível educativo.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation on the theme of Women in Leadership in the Educational Context in the District of Guarda was carried out as part of the master’s degree in Administration and Educational Management. The central objectives of this investigation focus on understanding what it is like to be a woman and a leader of an educational organisation and on the perception this woman has of the leadership she exercises. The theoretical framework of reference addresses leadership, the concept of gender, the evolution of the role of women in leadership positions, focusing on educational organisations, and the motivation for holding these positions. In the investigation process a quantitative investigation methodology with a descriptive approach was used, the most suitable one to translate into numbers the opinions of the members of the Board of the thirteen school groups that participated in this study. To help achieve the objectives and follow the guidelines for a qualitative investigation methodology in education, interviews with three headmistresses from the district of Guarda were conducted focusing on their first-hand experience in order to understand what motivated them to apply for a position that is predominantly held by men. The analysis of the data revealed that gender does not influence the choice of the head teacher; it is not even a factor that influences the exercise of leadership. There is a greater number of women teachers in our schools; however, leadership positions are still held mostly by men. It is possible to conclude that family responsibilities as well as the constraints that come with these positions make it necessary for women to take risks and to make their participation in leadership positions effective, even at the educational level.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectMulherespt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectDiretorespt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectGuardapt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectSchool principalpt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleA mulher na liderança no contexto educativo do distrito da Guardapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201216400-
dc.date.embargo2019-05-24-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.