You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Elizabeth Simão-
dc.contributor.advisorSaito, Cecília Noriko Ito-
dc.contributor.authorSouza, Rogéria Eler Silva-
dc.date.accessioned2016-07-25T09:03:08Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:35Z-
dc.date.available2016-07-25T09:03:08Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:35Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.date.submitted2016-07-25-
dc.identifier.citationSouza, Rogéria Eler Silva - A educação do século XXI nas mãos da inteligência coletiva [Em linha] : narradores midiáticos nos reflexos dos narcisos digitais. [S.l.] : [s.n.], 2015. 193 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5477-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5477-
dc.description.abstractCom a proliferação das mídias, conectadas à rede mundial de computadores, tem-se expandido as oportunidades de expressão e criação de um público cada vez mais crescente. Este advento tecnológico, associado às características do sujeito pertencente ao conceito denominado modernidade líquida, vêm alterando gradualmente as relações sociais. A motivação deste trabalho advém da urgência em sinalizar ao contexto educativo, desde o ensino básico ao acadêmico, sobre as alterações ocorridas no perfil de seu público alvo, tornando-se necessária uma revisão nos métodos, para que esses venham acrescentar abordagens aos desafios emergentes. O primeiro objetivo, a partir do referencial teórico e estudo de caso, visa identificar as características do sujeito influenciado pelo consumismo midiático, apontando para as narrativas transmídia como influências advindas do mercado de consumo interativo, destacando, contudo o interesse pela arte da narrativa. O segundo objetivo, na mesma estrutura, procura destacar exemplos de metodologias que têm o contexto acadêmico como lócus de integração e diálogos entre áreas afins. Também, procura aproximar do contexto dos meios de comunicação transmidiáticas, em seus regimes de controle, recursos de consumo e processos formativos informais, advindos destas dinâmicas. O terceiro objetivo propõe reflexões sobre os resultados de uma proposta com dois grupos de pesquisa e os expectadores de uma instalação de arte digital intitulada E-Reflexos. A dinâmica permeou em integrar os estudantes e espectadores em mestiçagens, unindo abordagens metodológicas aos conhecimentos prévios, na criação de narrativas e jogos, onde os conceitos e reflexões, advindos deste trabalho, foram problematizados e avaliados. O quarto objetivo integra reflexões sobre os principais resultados dos objetivos acima, considerando que é possível ao contexto acadêmico mediar propostas que venham reverter o potencial narrador midiático emergente para o contexto cultural, destacando a relevância das áreas de Arte nesse processo formativo.pt_PT
dc.description.abstractWith the proliferation of media, connected to the World Wide Web, the opportunities of expression and creation of an increasing public have expanded. This technological advent, associated with the characteristics of the subject belonging to the concept called late modernity, is gradually changing social relationships. The motivation of this work comes from the urgency to signal the educational context, from basic education to the academic, on changes in the profile of its target audience, making it necessary to revise the methods so that these will add approaches to the emerging challenges. The first objective, from the theoretical framework and case study, aims to identify the characteristics of the subject influenced by the media consumerism, pointing to the transmedia storytelling as influences coming from the interactive consumer market, highlighting, however, the interest in the art of storytelling. The second objective, in the same structure, seeks to highlight examples of methodologies that have the academic context as the locus of integration and dialogue between related areas. It also seeks to approximate the context of transmedia in their control systems, to resource consumption and informal training processes arising from these dynamics. The third objective proposes reflections on the results of a proposal with two research groups and the installation spectators of digital art media, entitled e-reflexes. Whose dynamic was to integrate the students, the academic context, in miscegenation, combining methodological approaches to previous knowledge, to create narratives and games at where the concepts and reflections, arising from this work, were problematized and evaluated, also in. The fourth objective integrates reflections on the main results of the above objectives, considering that it is possible to mediate academic context proposals that may reverse the potential emerging media storyteller to the cultural context, highlighting the relevance of Art areas in this formative process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectArte digitalpt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectArtefactos digitaispt_PT
dc.subjectNarcisismopt_PT
dc.subjectDigital narcissistspt_PT
dc.subjectTransmedia storytellingpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCultural storytellerspt_PT
dc.subjectDigital artifactpt_PT
dc.titleA educação do século XXI nas mãos da inteligência coletiva : narradores midiáticos nos reflexos dos narcisos digitaispt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101430400-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.