You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiranda, Branca-
dc.contributor.authorCatrongo, Cândida Sanuca Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-07-25T12:19:58Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:46Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:46Z-
dc.date.issued2016-05-16-
dc.date.submitted2016-07-25-
dc.identifier.citationCatrongo, Cândida Sanuca Rodrigues - A supervisão em contexto da reforma educativa angolana [Em linha] : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5485-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5485-
dc.description.abstractO propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this research study aims to understand the role of the educational supervisor in the performance and development of teaching skills training in teachers in initial teacher education in the context of the changes implemented by the education reform. Its development comes towards finding, reflection and understanding of the gaps that are among the theories proposed and processes practiced in an environment adaptation to changes in the role of supervisor and supervised teachers. This is a descriptive character study and was carried out in the school of teacher education Benguela - IEFPB - with the guiding teachers and teachers oriented stage in the academic year 2015. We chose predominantly of a quantitative methodology through application of questionnaire surveys teachers / supervisors and teachers / supervised and used to complement the qualitative method by applying semi-structured interviews addressed to the pedagogical director and coordinator of pedagogical practices. Regarding the spelling of this work, we chose not to use the new agreement spelling of the Portuguese language, for not being in force in Angola by the old spelling we use in European Portuguese.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectReforma do ensinopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEstágiospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectEducational reformpt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectMentor / supervisorpt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.titleA supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguelapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201216574-
dc.date.embargo2019-05-16-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.