You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Catarina S.-
dc.contributor.authorSoares, Maria da Luz Frade-
dc.date.accessioned2016-09-20T09:17:57Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:53Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:53Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.date.submitted2016-09-20-
dc.identifier.citationSoares, Maria da Luz Frade - Análise multivariada aplicada ao (in)sucesso escolar a matemática no 3º ciclo [Em linha] : estudo de caso. [S.l.] : [s.n.], 2016. 200 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5571-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5571-
dc.description.abstractO insucesso escolar em Portugal é preocupante e é um tema que vem despertando interesse crescente por parte dos políticos, dos professores, dos pais e do público em geral. Entre as disciplinas que mais contribuem para esse insucesso está a Matemática. O insucesso na Matemática é uma realidade incontornável, visível não apenas pelos maus resultados alcançados pelos alunos em testes e exames, mas também pelas enormes dificuldades manifestadas por eles na resolução de problemas, no raciocínio matemático e, sobretudo, pelo seu desinteresse em relação à Matemática. Nesta dissertação procurou aliar-se as metodologias de Estatística Multivariada, nomeadamente de Regressão Logística e de Análise de Clusters, ao insucesso escolar. As técnicas estatísticas foram aplicadas a uma base de dados construída para o efeito a partir dos resultados obtidos num inquérito aplicado aos alunos de uma escola, com o objetivo de investigar associações entre o (in)sucesso dos alunos 3.º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de Matemática e um conjunto de variáveis referentes a dados pessoais, familiares e escolares dos alunos. Os resultados obtidos através da Análise de Regressão Logistica sugerem que a repetência a Matemática (nível inferior a 3 no final do ano letivo) está dependente da idade do aluno, das dificuldades sentidas, da participação nas aulas, do empenho e do comportamento do aluno. A Análise de Clusters procurou agrupar as variáveis em grupos homogéneos relativamente a características comuns. Verificou-se que as variáveis comportamento do aluno, fazer os trabalhos de casa e a relação com a professora estão fortemente correlacionadas, bem como as variáveis dificuldades e repetência, mas estas duas últimas bastante distantes das restantes. Da aplicação do Método Duas Etapas às variáveis de opinião, fatores de insucesso escolar e medidas para colmatar esse insucesso, resultou três Clusters, dois grandes grupos, um em que predomina a resposta não concordo nem discordo e outro em que predomina o concordo totalmente. Nesta dissertação conseguiu-se identificar importantes factores que podem ajudar a reduzir o insucesso, pelo que os seus resultados poderão ser usados no futuro na elaboração de medidas para melhorar o sucesso.pt_PT
dc.description.abstractEducational failure in Portugal is a concerning issue that his getting an increasing attention from the politicians, teachers, parents and general public. Among the subjects that more contribute to this failure, we can find Mathematics. Failure at Mathematics is an unavoidable reality made visible, not only by the bad results reached by pupils in tests and exams, but also by the enormous difficulties revealed in the resolutions of problems, in the mathematical reasoning and, mainly, by their lack of interest towards that subject. In this thesis, Multivariable Statistics methodologies, such as logistic regression and cluster analysis, are applied to educational failure. The statistical techniques were applied to a database built for this purpose, from the results obtained in a survey done at a school, with the aim of investigating associations between the (un)success of pupils frequenting the tenth and eleventh grades in the Mathematics subject and a set of variables related to personal, family and school data. The results obtained using the analysis of the logistic regression indicate that the failure at Mathematics depends on the pupil’s age, experienced difficulties and class participation. The Clusters Analysis tried to group variables into homogenous groups with common characteristics. It was verified that the pupils’ behaviour variables, such as ‘to do the homework’ and ‘relationship with the teacher’ are strongly correlated, as well as the variables ‘difficulties’ and ‘year repetition’, being these ones far away from the others. From the application of the two-step method to the opinion variables, ‘factors of educational failure’ and ‘measures to overcome that failure’, resulted three clusters, two big groups, one in which it predominates the answer ‘I do not agree nor disagree’ and other in which predominates the answer ‘I totally agree’. In this dissertation it was possible to identify important factors that might help to reduce the educational failure, so the obtained results may be used in the future to obtain measures to reduce that failure.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino das matemáticaspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subject3º Ciclopt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectLogistic regressionpt_PT
dc.subjectClusterspt_PT
dc.subjectEducational failurept_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.titleAnálise multivariada aplicada ao (in)sucesso escolar a matemática no 3º ciclo : estudo de casopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201262878-
dc.date.embargo2019-07-19-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.