You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeara, Isabel-
dc.contributor.authorFreire, Raquel Margarida da Silva Marques-
dc.date.accessioned2016-09-20T10:57:03Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:53Z-
dc.date.available2016-09-20T10:57:03Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:53Z-
dc.date.issued2016-07-25-
dc.date.submitted2016-09-20-
dc.identifier.citationFreire, Raquel Margarida da Silva Marques - O ato de agradecimento nas interações comerciais [Em linha] : contributo para o seu estudo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5575-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5575-
dc.description.abstractO presente estudo, no âmbito da Pragmática Linguística, resulta de uma investigação, que observa a realização dos atos ilocutórios expressivos de agradecimento nas interações comerciais. O objetivo é tentar compreender os processos linguísticos subjacentes à realização dos referidos atos ilocutórios, nomeadamente através do recenseamento dos diferentes tipos de agradecimento, da descrição dos atos de fala predominantes e das funções semântico-pragmáticas do agradecimento. Um dos aspetos mais importantes será o recensear dos tipos de agradecimento mais usados nas interações comerciais. Para tal, parte-se da observação detalhada de um corpus recolhido no âmbito específico de interações comerciais que ocorreram entre 10 de fevereiro de 2014 a 30 de setembro de 2014. Os resultados obtidos convergem no sentido de que o agradecimento é um ato expressivo reativo que pode ser verbal ou não verbal, com a finalidade de estabelecer a relação custo-benefício entre locutor e ouvinte, tendo em conta e respeitando os vários contextos socioculturais. De facto, o ato de agradecer, tal como os restantes atos ilocutórios expressivos, depende da forma como é expressado, dos gestos que o acompanham e das emoções que lhe são inerentes.pt_PT
dc.description.abstractThis study conducted in the field of Pragmatics, is the result of an investigation that observes the expressive illocutionary acts of gratitude in business interactions. The aim of this work is to try and understand the linguistic processes involved in the illocutionary acts, by assembling the different types of gratitude acts, the description of the most predominant speech acts and semantic-pragmatic functions of gratitude. One of the most important aspects will be the identification of the most common types of gratitude used in business/commercial interactions. In order to do that we analysed the corpus collected in a specific field of business interactions from the 10th of February 2014 to the 30th of September 2014. This study shows that the act of gratitude is a reactive expressive act that can be either verbal or non-verbal and that it has the purpose to establish the cost-benefit relation between speaker and the listener, taking into account and respecting the various socio cultural contexts. In fact, the gratitude act, as well as the other illocutionary expressive acts, depends on the way it is expressed and on the gestures and the emotions involved.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLinguísticapt_PT
dc.subjectPragmáticapt_PT
dc.subjectRelações comerciaispt_PT
dc.subjectFalapt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectSpeech actspt_PT
dc.subjectIllocutionary expressive actspt_PT
dc.subjectGratitude actspt_PT
dc.subjectPragmaticspt_PT
dc.subjectCommunicative competency of the gratitude actpt_PT
dc.titleO ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201263130-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.