You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMazzardo, Mara Denize-
dc.contributor.authorNobre, Ana-
dc.contributor.authorMallman, Elena Maria-
dc.date.accessioned2016-11-15T17:13:46Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:10:34Z-
dc.date.available2016-11-15T17:13:46Z-
dc.date.available2017-12-14T17:10:34Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationMazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallman, Elena Maria - Professores efetivando os 5Rs de abertura dos REAs. "REAeduca [Em linha] : revista de educação para o século XXI". ISSN 2183-7988. Nº 2 (2016), 10 p.pt_PT
dc.identifier.issn2183-7988-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5736-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5736-
dc.description.abstractO texto apresentado centra-se em uma proposta de formação para professores do Ensino Médio brasileiro, tendo como objetivo desenvolver conhecimentos que possibilitem a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e práticas didáticas. A formação, desenvolvida através de um Small Open Online Course denominado de “REA: Educação para o Futuro”, contempla estudo e atividades para efetivar os 5Rs de abertura dos REA. A segunda edição do curso será concluída em novembro de 2016. Os dados são obtidos com a análise das atividades desenvolvidas e discussões realizadas nos fóruns. Os primeiros resultados evidenciam dificuldades para efetivar os 5Rs, provocadas pela cultura da cópia, falta de conhecimento das Licenças Abertas, dos Direitos Autorais, falta de abertura técnica dos REA e dificuldade para identificar os REA nos repositórios. Mesmo com dificuldades, os professores iniciaram um acervo, adaptaram/remixaram e compartilharam REA no ambiente do curso e em uma rede social.pt_PT
dc.description.abstractThe displayed text focuses on a proposal for training for Brazilian high school teachers, aiming to develop knowledge that allow Open Educational Resources (OER) integration in materials and teaching practices. The training, developed through a Small Open Online Course called "REA: Education for the Future", includes study and activities to effect OER’s 5Rs Openness. The course second edition will be completed in November 2016. Data are obtained by analising forum discussions and activities. The first results show difficulties to effect the 5Rs, caused by copy culture, lack of knowledge of Open Licenses, the Copyright, lack of technical opening of OER and difficulty to identify the OER in repositories. Even with difficulties, teachers started a collection, adapted/remixed and shared OER in the course environment and a social network.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subject5Rs de Aberturapt_PT
dc.subjectLicenças abertaspt_PT
dc.subjectDireitos autoraispt_PT
dc.subjectOpen educational resourcespt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectthe 5Rs Opennesspt_PT
dc.subjectOpen licensespt_PT
dc.subjectCopyrightpt_PT
dc.subjectREApt_PT
dc.titleProfessores efetivando os 5Rs de abertura dos REAspt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.reaeduca.com/-
Appears in Collections:Recursos Educacionais Abertos (REA) - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons