You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Fernanda-
dc.date.accessioned2016-11-15T17:36:16Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:10:34Z-
dc.date.available2016-11-15T17:36:16Z-
dc.date.available2017-12-14T17:10:34Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationNogueira, Fernanda - A formação profissional a distância em Portugal : desafios e potencialidades."REAeduca [Em linha] : revista de educação para o século XXI". ISSN 2183-7988. Nº 2 (2016), 8 p.pt_PT
dc.identifier.issn2183-7988-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5738-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5738-
dc.description.abstractNuma sociedade global e digital caracterizada pela disseminação da informação e pelo conhecimento, deter elevados níveis de especialização, ter a capacidade de identificar, intermediar e resolver problemas são competências fundamentais para qualquer profissional, assumindo-se por isso como necessário olhar para a formação profissional contínua e para o papel estratégico que esta representa e deve desempenhar na procura de mais competitividade e inovação. O presente artigo integra-se num estudo mais alargado sobre a importância do desenho estratégico da formação profissional à distância e baseia-se numa reflexão crítica em torno dos resultados de uma revisão de literatura de estudos publicados entre 2000 e 2015 no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Nogueira, Pessoa e Gallego, 2016). Apresentamos, neste seguimento, algumas conclusões de estudos que revelam os desafios e potencialidades da formação profissional a distância em Portugal que acreditamos necessitam de ser trabalhadas de forma articulada e concertada a curto, médio prazo.pt_PT
dc.description.abstractIn a global and digital society, characterized by the dissemination of information and knowledge, holding high levels of expertise and having the ability to identify, mediate and solve problems are essential skills for any professional, that is way is necessary to look at continuous vocational training and the strategic role it plays and must play for achieving more competitiveness and innovation. This article is part of a broader study on the importance of strategic design of distance vocational learning and is based on a critical reflection on the results of a published literature review between 2000 and 2015 in Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Nogueira, Pessoa e Gallego, 2016). Here thus some research findings that reveal the challenges and opportunities of distance vocational training in Portugal that we believe need to be worked in a coordinated and concerted manner in the short, medium term.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação profissional contínuapt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectFormação a distânciapt_PT
dc.subjectAtivospt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectREApt_PT
dc.subjectContinuing vocational trainingpt_PT
dc.subjectVocational trainingpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectEmployeespt_PT
dc.subjectOpen educational resourcespt_PT
dc.titleA formação profissional a distância em Portugal : desafios e potencialidadespt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.reaeduca.com/pt_PT
Appears in Collections:Recursos Educacionais Abertos (REA) - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons