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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5869
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Rosana-
dc.contributor.authorBento, Paulo Fernando Robalo Lisboa-
dc.date.accessioned2016-12-20T16:14:38Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:35Z-
dc.date.available2016-12-20T16:14:38Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:35Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.date.submitted2016-12-20-
dc.identifier.citationBento, Paulo Fernando Robalo Lisboa - Inovação e capital social em empreendedorismo social para a redução da pobreza [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 583 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5869-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5869-
dc.description.abstractO empreendedorismo social, congregando as componentes inovação e criação de valor (tradicionais do empreendedorismo) com uma vertente social, permite que as próprias populações em situação de pobreza sejam ativas na resolução do seu problema, podendo beneficiar do capital social existente e da sua promoção nas comunidades, ainda mais necessário nas regiões de maior pobreza, mais frágeis em termos de capital físico e capital humano. A maioria da população mundial ainda vive nos países menos desenvolvidos, grande parte em situação de pobreza, enquanto uma pequeníssima fração da população detém a maior parte da riqueza existente no planeta. A pobreza, e em especial a pobreza extrema, leva a situações de fome e exclusão de acesso à educação e a cuidados de saúde. O aumento que se tem verificado na riqueza mundial, ao mesmo tempo que se mantêm enormes desigualdades na sua distribuição, suscita do ponto de vista da ética em geral, e do utilitarismo em especial, a necessidade de os mais ricos ajudarem os mais pobres a saírem da sua condição desfavorecida. O estudo de empresas sociais de várias partes do mundo mostra-nos a relevância do empreendedorismo social para combater situações de pobreza nos países em desenvolvimento, e também em regiões desenvolvidas. Tendo por objetivo o estudo da inovação em empreendedorismo social e a construção e/ou reforço de capital social, foram pesquisadas empresas sociais de todo o mundo, com os dados a serem objeto de análise quantitativa e qualitativa. Foi desenvolvido um questionário, colocado a cerca de 1.300 empresas sociais, de várias dimensões e partes do globo. Das 254 respostas recebidas resultaram 106 respostas validadas e consideradas nas fases seguintes do trabalho. Pelas respostas obtidas, apurou-se que as empresas sociais são especialmente inovadoras no modelo para apoio às comunidades e no plano de formação (organização), na fidelização de entidades apoiantes e na promoção (financiamento), no estabelecimento de parcerias com entidades públicas e com outras organizações (parcerias). Em termos de construção e/ou reforço de capital social, destaque na contribuição das empresas sociais para a melhoria da integração na sociedade e na contribuição para o aumento da confiança e da inter-ajuda, nas comunidades em que atuam. Verifica-se que as empresas sociais estão mais orientadas para a construção e/ou reforço de capital social do que para a inovação – em especial em termos de parcerias e financiamento –, mais ligados à área da gestão, confirmando a oportunidade da formação e do ensino do empreendedorismo social, contribuindo para desenvolver empresas sociais mais fortes na redução da pobreza, promovendo assim a sustentabilidade social e o seu papel no desenvolvimento sustentável. São várias as implicações deste estudo para a teoria, contribuindo para a literatura nos domínios do empreendedorismo, empreendedorismo social, capital social, pobreza, e combate à pobreza. Com base em análise qualitativa e quantitativa, este trabalho tem implicações práticas para a gestão – no avanço em termos de conhecimento da forma como as empresas sociais inovam, e como utilizam ou ajudam a desenvolver o capital social nas comunidades onde atuam –, e tem implicações na política pública.pt_PT
dc.description.abstractSocial entrepreneurship, bringing together the components innovation and value creation (traditional in entrepreneurship) with a social component, allows people themselves in poverty to be active in the resolution of their problem, with the possibility of benefiting from existing social capital and its promotion in the communities, which is more necessary in regions with high poverty levels, more fragile in terms of physical capital and human capital. The majority of the world population still lives in less developed countries, largely in poverty, while a tiny fraction of the population holds the most of the existing wealth on the planet. Poverty, especially extreme poverty, leads to hunger and exclusion of access to education and health care. The increase that was seen in global wealth, together with enormous inequalities persisting in its distribution, raised the point of view of ethics in general, and of utilitarianism in especial, to the need of the rich to help the poor to leave their disadvantaged condition. The study of social enterprises of several parts of the world shows us the relevance of social entrepreneurship to fight poverty in developing countries and in developed regions. Aiming the study of innovation in social entrepreneurship and the construction and/or the strengthening of social capital, social enterprises around the world were surveyed, with the data being object of quantitative and qualitative analysis. A questionnaire was developed and placed to 1,300 social enterprises of various sizes and parts of the world. Among the 254 responses received 106 resulted in validated answers and were considered for the following phases of the work. From the responses received, it was found that social enterprises are especially innovative in the model for community support and in the training plan (organization), in the loyalty of supporting entities and in the promotion (financing), in establishing partnerships with public entities and other organizations (partnerships). Regarding the construction and/or strengthening of social capital, it highlights the contribution of social enterprises to improve integration in society and in contributing to build confidence and self-help in the communities in which they operate. It seems that social enterprises are more oriented to the construction and/or strengthening of social capital than to innovation – especially in terms of partnerships and funding – more related to the field of management. This confirms the opportunity of training and education of social entrepreneurship, helping to develop stronger social enterprises to reduce poverty and promote social sustainability and its role in sustainable development. There are several implications of this study for the theory, contributing to the literature in the fields of entrepreneurship, social entrepreneurship, social capital, poverty, and poverty reduction. Based on qualitative and quantitative analysis, this work has practical implications for management – in advance in terms of knowledge of how social enterprises innovate, and how they use or help to develop social capital in the communities they operate in – with implications in public policy.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectAção socialpt_PT
dc.subjectTransformação socialpt_PT
dc.subjectCapital socialpt_PT
dc.subjectPobrezapt_PT
dc.subjectEmpresaspt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectSocial entrepreneurshippt_PT
dc.subjectSocial capitalpt_PT
dc.subjectSocial sustainabilitypt_PT
dc.subjectPoverty reductionpt_PT
dc.titleInovação e capital social em empreendedorismo social para a redução da pobrezapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101434359pt_PT
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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