You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, J. António-
dc.contributor.advisorVieira, Cristina-
dc.contributor.authorLemos, Cátia Maria Lopes dos Santos Ferreira-
dc.date.accessioned2017-01-23T14:58:09Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:56Z-
dc.date.available2017-01-23T14:58:09Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:56Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.date.submitted2017-01-23-
dc.identifier.citationLemos, Cátia Maria Lopes dos Santos Ferreira - A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais [Em linha] : um estudo de caso no Facebook num curso de aprendizagem ao longo da vida. [S.l.] : [s.n.], 2016. 143 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5964-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5964-
dc.description.abstractAtualmente estamos perante uma sociedade em rede, quer ao nível social, quer ao nível tecnológico, ou seja, as redes sociais fazem parte da vida contemporânea. A possibilidade de aprendizagem em rede e as potencialidades da Web social desafiaram os sistemas educativos e os seus principais intervenientes: docentes e estudantes. Assistimos, por isso, à necessidade de adquirir novos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos de forma a planear, conceber e utilizar as redes sociais, em particular o Facebook, no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste contexto e dadas as possibilidades que as redes sociais oferecem para a criação de um ambiente de aprendizagem, apresentamos um estudo no qual procurámos perceber em que medida a utilização do Facebook no processo de ensino-aprendizagem permite a promoção de competências de aprendizagem ao nível da capacidade para aprender, da iniciativa e da autonomia. Assim, a metodologia a aplicar nesta investigação situa-se no paradigma construtivista e, por ainda ser parco o conhecimento acumulado e divulgado relativamente ao tema, considerou-se que o estudo a ser realizado é de natureza exploratória, nomeadamente um estudo de caso instrumental. Logo, tendo em conta estas premissas, entre as técnicas e instrumentos de recolha de dados mais utilizados no âmbito do estudo de caso, neste caso em particular a escolha foi o inquérito por questionário, aplicado a estudantes do Curso de Formação Contínua de Professores, denominado de “Educação sexual em meio escolar: saberes, afetos e valores”, ministrado na Universidade Aberta. Os resultados indicam que o Facebook é reconhecido, desde que exista uma intencionalidade educativa explícita, como um novo ambiente de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractCurrently we have a network society, at the social level and at the technological level, that is, social networks are part of contemporary life. The possibility of network learning and the potential of the social Web have challenged the education systems and their key stakeholders: teachers and students. We watched, so, the need to acquire new pedagogical and technological knowledge in order to plan, design and use social networks, particularly Facebook, in the teaching-learning process effectively. In this context and given the possibilities that social networks offer to create a learning environment, we present a study that sought to understand what extent the use of Facebook in teaching-learning process allows the promotion of learning skills in the ability to learn, initiative and autonomy. Thus, the methodology in this research is located in the constructivist paradigm, and still meager knowledge accumulated and disseminated on the subject, it was considered that the study to be performed is exploratory, particularly an instrumental case study. Therefore, taking into account these assumptions, the techniques and data collection tools most used in the case study, in this particular case the choice was the survey applied to students of the Teacher Continuing Education Course, called of Sex Education in Schools: Knowledge, Affection and Values taught at the Portugal Open University. The results indicate that Facebook is recognized, provided there is an explicit educational intention, as a new learning environment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino virtualpt_PT
dc.subjectEnsino onlinept_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.subjectSocial networkingpt_PT
dc.titleA promoção de competências de aprendizagem em redes sociais : um estudo de caso no Facebook num curso de aprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201557940-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.