You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Augusta da Fonseca Pirespt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:26:49Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:13Z-
dc.date.available2009-01-26T16:26:49Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:13Z-
dc.date.issued2006-
dc.date.submitted2006pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/605-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/605-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractResumo - No contexto da literatura para crianças e jovens em Portugal, constatamos que existem várias obras que tomam como elemento temático a Revolução de Abril de 1974, contribuindo para a fixação, na memória, desse momento da nossa História colectiva. As primeiras edições surgem no final da década de setenta, mas a maior afluência dá-se nos anos 90, sobretudo em 1999, aquando da data comemorativa da Revolução. Desde então, têm aparecido novas publicações, destinadas a várias faixas etárias, que revisitam a Revolução de Abril e o tempo imediatamente anterior e posterior. O crescente investimento da Literatura, na partilha desses conhecimentos, retrata a preocupação cívica de vários autores, que continuam a empenhar-se na luta contra o esquecimento. Verificamos também que essa temática é abordada segundo várias perspectivas, possibilitando por vezes ao leitor uma reflexão e análise pessoais sobre os acontecimentos. No desenvolvimento do trabalho realizado, procurámos, após um breve enquadramento teórico, reflectir sobre as relações da História com a Literatura, mas, essencialmente, sobre a História na Literatura Infanto-Juvenil. Cientes de que todos os textos sobre esta temática contribuem para a construção de uma memória e identidade colectivas, ensaiámos uma leitura analítica de algumas obras, procurando compreender o que nelas há de mais marcante face à problemática que estudámos. Este estudo avança, também, com uma proposta de tipologia, tentando agrupar os vários livros segundo três categorias: “a História na ficção”, “a História ficcionada” e “livros predominantemente informativos”, realçando em cada uma delas o contributo que oferecem para a compreensão de um período ainda pouco conhecido e valorizado pelas nossas crianças e jovenspt_PT
dc.description.abstractAbstract - In the Portuguese children’s literature we have noticed that are published several book about the Revolution of the 25th April, helping children to fix in one’s mind this moment of our History. The first editions books about this landmark in our History appear in the last decades of the seventies trough the biggest affluence is in the 90’s mainly on the 25th anniversary, in 1999. Since then, new books that revise the revolution and the time before and after it made for different ages have been published. This growing investment of Literature on sharing the knowledge of those times depicts the worries of several authors who still fight against forgetfulness. In more recent books, authors approach the subject according to different views and this enhances the reader to have a more personal thought and analysis. In this context, we considered important to make some thoughts on this subject. After a short theoretical context, we tried to think about the relationship of History with Literature, mainly Children’s Literature. Knowing that all the texts we worked with, based on this subject, help to build a group memory and identity, we rehearsed an analytical study of some works, trying to understand the most important information concerning the theme we studied. This study also offers a proposal of a “typology” in which we try to group several books according to three categories: “History on fiction”, “Real History” and “Books that give information”, emphasizing of a time that isn’t well known and recognized by our youngsterspt_PT
dc.format.extent1857266 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiteratura portuguesapt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectLiteratura juvenilpt_PT
dc.subject25 de abril de 1974pt_PT
dc.subjectRevoluçãopt_PT
dc.titleO 25 de Abril na literatura para crianças e jovenspt_PT
dc.typeoutropt_PT
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.