You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBatoréo, Hanna-
dc.contributor.authorPietsch, Guilherme Serra-
dc.date.accessioned2017-02-14T10:07:09Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:56Z-
dc.date.available2017-02-14T10:07:09Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:56Z-
dc.date.submitted2017.02.14-
dc.identifier.citationPietsch, Guilherme Serra - Aspectos do processo de aquisição/aprendizagem da competência pragmática do português língua não-materna no caso de falantes do servo-croata [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 126 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6118-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6118-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho, inscrito no âmbito da Psicolinguística, teve como principal objetivo abordar questões acerca da aquisição/ aprendizagem da competência pragmática da Língua Portuguesa Não Materna (PLNM) em alunos adultos, falantes nativos de servo-croata. Para tal, constituímos uma amostra, dividida em 2 grupos, um de nível básico, com 6 alunos e outro, de nível intermediário, composto por 8 aluno e, por meio de um questionário, analisamos, no corpus recolhido, o modo como apresentaram a compreensão e produção dos atos linguísticos de recusa, aceitação, crítica, convite e pedido. Partimos da hipótese que alunos de nível mais avançado apresentariam maior competência pragmática, como também mais produção de atos linguísticos indiretos. Após a descrição e análise dos dados recolhidos, constatamos que alunos de nível inicial mostraram competência pragmática em PLNM, como também usaram estratégias de polidez linguística nas situações observadas, como os atos indiretos. Estas capacidades foram mais visíveis e convincentes nos alunos a partir do nível intermediário, porém, o nível linguístico não se revelou o único fator determinante, a fluência em outras línguas também deve ser considerada.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectAprendizagem de línguaspt_PT
dc.subjectSérviospt_PT
dc.subjectCroataspt_PT
dc.titleAspectos do processo de aquisição/aprendizagem da competência pragmática do português língua não-materna no caso de falantes do servo-croatapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201648695-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.