You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeara, Isabel-
dc.contributor.authorBatista, Maria Albertina Lira-
dc.date.accessioned2017-02-15T15:17:41Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:57Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:57Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.date.submitted2017-02-15-
dc.identifier.citationBatista, Maria Albertina Lira - Ethos e identidades em blogues [Em linha] uma visão cor-de-rosa?. Lisboa : [s.n.], 2016. 143 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6127-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6127-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the construction of ethos, based on a corpus of Portuguese women blogs. From rhetorical-pragmatic studies, particularly on the studies developed by Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) and Komesu (2009, 2014), we intend to understand how ethos, as an image of themselves that the enunciator emerges in the enunciation, is built in blogs‘speech. During the research, we found that the enunciator to design his enunciation encourages the construction of his image by its coenunciadores, as well as a shared set of social representations, that is, cultural stereotypes. Being an interactive category, ethos carries the dimension of coenunciadores, since blogs are always in a process of written formation, in which, each text or post published, represents and displays a rebuilt piece by its coenunciadores. Thus, the ethos is built subjectively, that always conjecture the existence of the other, or coenunciador.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectRetóricapt_PT
dc.subjectAnálise do discursopt_PT
dc.subjectHipertextopt_PT
dc.subjectBloguespt_PT
dc.subjectIdentidade pessoalpt_PT
dc.subjectEthospt_PT
dc.subjectBlogpt_PT
dc.subjectSpeech genrespt_PT
dc.subjectHypertextpt_PT
dc.subjectRhetorical-discursive analysispt_PT
dc.titleEthos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?pt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201648407-
dc.date.embargo2019-07-12-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.