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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/621
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dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia-
dc.contributor.authorQueirós, Luís Manuel da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:27:57Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:14Z-
dc.date.available2009-01-26T16:27:57Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/621-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/621-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractResumo - O estudo realizado enquadrou-se na área disciplinar de Educação Visual e Tecnológica, leccionada no 2º ciclo do ensino básico e a sua relação programática com a diversidade cultural, ou seja, como pode abranger no seu currículo questões relativas à diversidade cultural em contexto escolar. Teve como questão de partida: Como está a ser leccionada a disciplina de Educação Visual e Tecnológica em contexto escolar marcado pela Diversidade Cultural? Deste ponto de partida, surgem outras questões que ajudam a operacionalizar o problema: • O programa da disciplina de Educação Visual e Tecnológica é flexível de forma a responder às exigências de uma educação que promova a diversidade cultural? • Que estratégias estão a ser utilizadas na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, no desenvolvimento do currículo em escolas com grande diversidade cultural? Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso qualitativo em quatro escolas da Área Metropolitana de Lisboa e, como técnica de recolha de dados a entrevista a oito professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica que leccionam nas quatro escolas seleccionadas. Bem como a análise e comentário dos Projectos Educativos e a sua abordagem à diversidade cultural. Da análise dos Projectos Educativos verificou-se que reconheciam a diversidade cultural como característica das escolas e apontavam estratégias de actuação nesse sentido, no entanto mostravam perspectivas diferentes na forma como abordam a diversidade cultural. Dois dos Projectos Educativos reconhecem mas não valorizam, utilizando uma perspectiva intercultural integracionista e os restantes reconhecem e valorizam demonstrando uma perspectiva intercultural pluralista. A análise de conteúdo das oito entrevistas realizadas permitiu a seguinte sistematização da opinião dos professores: A diversidade cultural no estabelecimento de ensino onde leccionam é uma característica evidente; Não se potencializa a diversidade cultural nas planificações lectivas; Planificam-se as Unidades de Trabalho de forma uniforme; O programa de Educação Visual e Tecnológica é flexível, para se apostar numa pedagogia diferenciada tendo em conta a diversidade cultural mas a grande preocupação dos professores tem a ver com questões disciplinares; Os Órgãos de Gestão, apesar de reconhecerem a diversidade cultural nos projectos educativos, intervêm de forma uniforme e não potencializam a diversidade cultural; Uma educação que tenha em conta a diversidade cultural, não se justifica e não é essencial segundo estes professores entrevistados. Na conjugação entre os Projectos Educativos e as oito entrevistas realizadas verificou-se incoerência entre o que realmente está escrito nos projectos e aquilo que se não faz, relativamente à promoção da diversidade cultural em contexto escolar. As palavras-chave são: Diversidade Cultural, Educação Intercultural, Educação pela Arte, Educação Visual e Tecnológicapt_PT
dc.format.extent1258191 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectEducação visualpt_PT
dc.subjectEducação tecnológicapt_PT
dc.subjectProgramas de ensinopt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.titleA disciplina de educação visual e tecnológica em contexto escolar de diversidade culturalpt_PT
dc.typeoutropt_PT
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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