You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartinho, Ana Paula-
dc.contributor.advisorAzeiteiro, Ulisses-
dc.contributor.authorPereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa-
dc.date.accessioned2017-03-01T15:54:59Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:57Z-
dc.date.available2017-03-01T15:54:59Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:57Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.date.submitted2017-03-01-
dc.identifier.citationPereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa - Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB. [S.l.]: [s.n.], 2016. 172 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6264-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6264-
dc.description.abstractA formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.pt_PT
dc.description.abstractThe citizen’s education has to be a priority, as the consciousness of the school’s important role at the effectiveness of the citizenship exercise. However, the citizenship approach in different school’s is characterized by the diversity of educational proposals and concepts used. Without a common strategic each school have its one way to work citizenship. This research study, in four different basic schools with different pedagogical models, analyzed how citizenship is worked at the sociopolitical and etic moral components and also how environmental citizenship is worked. The contribution to help defining integrative citizenship approach is this study main goal – making students conscious of the decisive role that they have in the construction of a sustainable development. The study is based on a questionnaire surveys to students in 3rd and 4th grades, built from the interviews done to the 1º CEB pedagogical coordinators and professors of the four schools. This study results reveal that schools with more participatory pedagogical models have higher values in the sociopolitical citizenship component. The higher values in etic moral citizenship component distribute themselves among three different schools, demonstrate the importance of the adults in reference. Also the environmental citizenship higher values were presented at three different schools, expressing the importance of the student’s willingness to environmental issues. We have concluded that the effective exercise of citizenship requires the three citizenship components (etic moral, sociopolitical and environmental citizenship) jointed and worked as a whole. The etic moral component provides the bases (the virtues) essentials for the integral citizenship education, the sociopolitical component provides the tools (dialogue/negotiation capacity/ with the other local/school community members) and environmental citizenship provide the means to integrate children’s in integrative citizenship approach- assuming their role as environmental stakeholders. We have also concluded that the adults in reference (family and professors) influence the way children’s engaged citizenship – through their attitudes and reaction on children’s participation (working with them and not for them). Citizenship should be worked continuously throughout the year.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectCidadania ambientalpt_PT
dc.subjectParticipação políticapt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectResponsabilidade moralpt_PT
dc.subjectCitizenship approachpt_PT
dc.subjectSociopolitical componentpt_PT
dc.subjectEtic moral componentpt_PT
dc.subjectEnvironmental citizenshippt_PT
dc.subjectLocal stakeholderspt_PT
dc.titleDiferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEBpt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201704439-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.