You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa-
dc.contributor.authorAlves, Carla Alexandra-
dc.date.accessioned2017-03-24T11:23:24Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:57Z-
dc.date.available2017-03-24T11:23:24Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:57Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.date.submitted2017-03-24-
dc.identifier.citationAlves, Carla Alexandra - Competências comunicativas de alunos do Ensino Básico Português em inglês língua estrangeira [Em linha]: o projeto eTwinning "Intercultural Mosaic". [S.l.]: [s.n.], 2017. 112 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6331-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6331-
dc.description.abstractNuma sociedade exposta aos enormes desafios da mobilidade internacional, o fomento de uma cultura de paz, tolerância, intercompreensão e cooperação entre os povos é, inequivocamente, o caminho a traçar no seio das comunidades educativas. Urge, assim, a necessidade imperiosa de facultarmos aos nossos alunos meios e ferramentas necessários para a aquisição das competências basilares à sensibilização e tomada de uma consciência intercultural, proporcionando-lhes ambientes de aprendizagem naturais, fruto de encontros culturais diversificados, por forma à efetiva comunicação em línguas estrangeiras. O eTwinning surge, neste contexto, como um forte potenciador/catalisador de aprendizagens culturalmente significativas, redirecionando o papel do aluno e do professor para a (co)aprendizagem, abrindo portas à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, estimulantes, reflexivas, indo ao encontro de modelos construtivistas e sócioconstrutivistas de ensino-aprendizagem e, nomeadamente, com o recurso ao uso das tecnologias digitais. O presente projeto incidiu sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa de professores no âmbito desta comunidade de escolas europeias e, em concreto, na relevância deste a nível do aprofundamento das competências comunicativas em Inglês enquanto Língua Estrangeira, junto da equipa portuguesa, a qual foi constituída por um grupo alargado de alunos do oitavo ano de escolaridade duma escola básica integrada do distrito de Braga (Barcelos), tendo-se recorrido à metodologia de projeto como suporte-base à dinamização do mesmo. Os resultados alcançados foram francamente positivos, considerando-se que o projeto contribuíu, de forma inquestionável, para o enriquecimento cultural de todos os intervenientes, tendo-se conseguido, com enorme êxito, a sensibilização para a descoberta de outras culturas/ línguas estrangeiras. Espera-se, assim, que este se apresente como uma ponte para futuras investigações, atendendo à vastíssima riqueza humana e educativa que nele encerra.pt_PT
dc.description.abstracta society exposed to the enormous challenges of international mobility, the promotion of a culture of peace, tolerance, intercomprehension and cooperation among people is, unequivocally, the leading path to be followed by our educational communities. It urges, therefore, the peremptory need to provide our students the means and the necessary tools for the acquisition of basic skills conductible to intercultural awareness by providing them with natural learning environments, as a result of diverse cross-cultural encounters, in order to enable them to communicate effectively in foreign languages. eTwinning arises in this context as a strong enhancer / catalyst of culturally meaningful learning, redirecting the role of students and teachers to the (co)learning, opening doors to the adoption of innovative teaching practices, stimulating, thoughtful, meeting the conceptions of constructivist and socioconstructivists models of teaching and learning, and in particular with recourse to the use of digital technologies. This research project focused on the work developed by a team of teachers within this community of European schools and, in particular, based upon its relevance regarding the improvement of communication skills in English as a foreign language within the Portuguese team, which was formed by a large number of 8th grade students from an elementary/ secondary school in the district of Braga, mainly in Barcelos, recurring to project methodology as a support-based promotion of it. The results were extremely positive considering that the project has contributed, unquestionably, to the cultural enrichment of all stakeholders, as a result of the great success achieved concerning the raising of awareness towards the discovery of other cultures/ foreign languages. It is hoped, therefore, that this project can be foreseen as a bridge to future investigations given the vast human and educational richness that it contains.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectLíngua inglesapt_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectEnsino colaborativopt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectComunicação interculturalpt_PT
dc.subjecteTwinning (projetos)pt_PT
dc.subjecteTwinningpt_PT
dc.subjectCommunicative skills in english as a foreign languagept_PT
dc.subjectIntercultural and plurilingual competencept_PT
dc.subjectCollaborative network learning environmentspt_PT
dc.subjectStudents from portuguese basic educationpt_PT
dc.titleCompetências comunicativas de alunos do Ensino Básico Português em inglês língua estrangeira : o projeto eTwinning "Intercultural Mosaic"pt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201682087-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.