You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira-
dc.contributor.authorLeal, Florbela da Conceição Guerreiro-
dc.date.accessioned2017-04-18T15:18:09Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:59Z-
dc.date.available2017-04-18T15:18:09Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:59Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.date.submitted2017-04-18-
dc.identifier.citationLeal, Florbela da Conceição Guerreiro - A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial [Em linha]: Curso Formação Contínua de Formadores. Lisboa: [s.n.], 2017. 350 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6390-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6390-
dc.description.abstractAs novas tecnologias trouxeram uma nova forma de estar na educação. Incorporar as constantes inovações tecnológicas em contexto educativo/formativo é uma premissa que não deve ser ignorada. É nesse pressuposto que assenta o presente projeto. Pretendeu-se utilizar os princípios da supervisão pedagógica na reestruturação do Curso de Formação Contínua de Formadores em modalidade bLearning concebido pelo Centro de Formação Profissional (CFP) de uma Grande Empresa Nacional (GEN) contando, para tal, com o contributo que o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (UAb) pode trazer para a componente em contexto virtual do respetivo curso e futuras reestruturações de cursos em conceção, não descurando a vertente em sala de aula pois o referido curso será ministrado em bLearning. Pretendeu-se, pois, trazer as ideias e fundamentos pedagógicos de um modelo de eLearning em educação formal passiveis de adaptação a um modelo de bLearning empresarial, tendo em consideração as condicionantes de autonomia de execução por parte do formando, duração do curso, não ser necessária a intervenção do eFormador durante o curso e, principalmente, a identidade da empresa. Ou seja, pretende-se trazer para o ambiente empresarial uma componente colaborativa e interativa existente no bLearning educacional. Foi-me concedida a frequência de duas formações em sistema eLearning pelo Centro de Formação Profissional da GEN acerca das quais fiz uma avaliação de acordo com a Grelha de Análise (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Anexo I). Procurou-se verificar, já nesta fase, quais os desafios deste processo e iniciou-se a adaptação com base em propostas que pudessem ajudar a superar os desafios identificados. Os resultados apresentados são de natureza interpretativa e obtidos através do estudo de documentos relativos ao “desenho” do Curso supra citado. Estes documentos foram sendo concedidos à medida que iam sendo reestruturados e entre cada um houve o cuidado, por parte do Centro de Formação Profissional, de ter em atenção às propostas de supervisão enviadas. É necessário referir que, apesar dos esforços levados a cabo pela entidade GEN, não foi possível, em tempo útil, efetuar uma avaliação do curso em funcionamento. Contudo, foi possível verificar que algumas características usadas em contexto pedagógico formal online são adaptáveis ao contexto empresarial sendo possível pensar um modelo pedagógico virtual direcionado para a formação em ambiente empresarial.pt_PT
dc.description.abstractNew technologies have brought a new way of being in education. A premise not to be ignored is incorporating the ongoing technological innovations in the educational/training context. This is the basis for this project. It’s aim was to use the principles of pedagogical supervision in restructuring the Curso de Formação Contínua de Formadores (Continuous Training Course for Trainers) by bLearning, conceived by the Centro de Formação Profissional (Continuous Training Center) (CFP) of a Large National Enterprise (Grande Empresa Nacional) (GEN,) provided, for this, with the contribution brought by the Virtual Pedagogical Model of University Aberta (UAb) to the component in virtual context of the respective course and future restructuring of courses in design, not neglecting the issue in the classroom since the referred course will be taught in bLearning. It was therefore intended to bring the ideas and the pedagogical foundations of an eLearning model in formal education that can be adapted to a business bLearning model, taking into account the conditions of autonomy of execution by the trainee, duration of the course, the lack of need of an eTrainer during the course and, mainly, the identity of the company. That is to say, it is intended to bring into the corporate environment a collaborative and interactive component existing in educational bLearning. I was granted the attendance of two training courses in eLearning system by the GEN’s Vocational Training Centre and I evaluated them according to the Grid of Analysis (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Annex I). At this stage, the aim was to identify the challenges of this process and the adaptation began on the basis of proposals that could help overcome the identified challenges. The results presented are of an interpretive nature and were obtained through the study of the documents related to the "design" of the aforementioned Course. The documents was handed to me as they were being restructured, and in the meantime between each of them, the Vocational Training Center took into account the proposals for supervision sent. It should be noted that, despite the efforts made by the GEN, it was not possible to carry out an evaluation of the course in due time. However, it was possible to verify that some characteristics used in a formal on-line pedagogical context are adaptable to the business context and it is possible to think of a virtual pedagogical model suited for training in the business environment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCursos de formaçãopt_PT
dc.subjectReestruturaçãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectFormação de formadorespt_PT
dc.subjectBlearningpt_PT
dc.subjectModelos educativospt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectElearning pedagogical modelpt_PT
dc.subjectTraining in companiespt_PT
dc.titleA supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadorespt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201704137-
dc.identifier.tid201704137-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.