You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Darlinda-
dc.contributor.authorTavares, Pedro Fernando Oliveira-
dc.date.accessioned2017-04-27T15:19:16Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:59Z-
dc.date.available2017-04-27T15:19:16Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:59Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.date.submitted2017-04-27-
dc.identifier.citationTavares, Pedro Fernando Oliveira - A gestão da escola na promoção da interculturalidade no agrupamento [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2016. 154 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6400-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6400-
dc.description.abstractA nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. Ao entendermos a interculturalidade como uma mais-valia, e não somente como um reconhecimento, podemos afirmar que estes exemplos de diversidade, entre outros, têm valorizado as instituições escolares. No entanto, a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Poderá ser um lugar-comum afirmar que nunca a sociedade conheceu tão rápida metamorfose e nunca foi colocada perante tão singulares desafios, mas faz parte da complexidade do ser humano encarar aqueles que são os seus desafios como únicos e complexos. Assim, a gestão da escola na promoção e valorização da interculturalidade, entendendo-a como a supracitada mais-valia para toda a comunidade, torna-se de extrema importância. Desta forma, pretende realizar-se uma investigação que, a partir da base teórica e legislativa acerca de educação intercultural, vise analisar o modo como é feita a referida gestão na Escola CmSelo+ (este agrupamento de escolas foi um dos estabelecimentos escolares que recebeu o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em dezembro de 2013). No que concerne à metodologia utilizada, realizou-se uma abordagem qualitativa com recurso à análise documental (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno, Planos de Turma, Relatórios de Português Língua Não Materna) e entrevistas semi-estruturadas com o Diretor do Agrupamento e a Coordenadora de Execução do Plano Anual de Atividades. Este é, pois, também, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância que a gestão escolar pode representar na sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos, singulares e complexos desafios.pt_PT
dc.description.abstractOur society, in a rapid and constant change, presents in itself, increasingly, the reality of cultural, linguistic, religious and ethnic diversity. By understanding interculturality as an added value, and not only as a recognition, we can affirm that these examples of diversity, among others, have valued school institutions. However, the school as an area of equality, opportunity and hope faces the complex but motivating challenge of creating dynamics that respond to this reality. It may be a commonplace to say that society has never experienced such a rapid metamorphosis and has never been faced with such singular challenges, but it is part of the complexity of the human being to face those who are unique and complex challenges. Thus, the management of the school in the promotion and appreciation of interculturality, understanding it as the aforementioned added value for the whole community, becomes of the utmost importance. In this way, we intend to carry out an investigation that, based on the theoretical and legislative basis on intercultural education, aims at analyzing the way in which the said management is done in the school CmSelo +. (This grouping of schools was one of the schools that received the Intercultural School Seal for its good practices, awarded by the High Commission for Immigration and Intercultural Dialogue (ACIDI, IP) and the Directorate General for Education (DGE), In December 2013). Regarding the methodology used, a qualitative approach was carried out using documentary analysis (Educational Project, Annual Activities Plan, Internal Regulations, Class Plans, Non-Mother Language Portuguese Reports) and semi-structured interviews with the Director of Group, and the Coordinator for the Execution of the Annual Activities Plan. This is a research that aims to contribute to a reflection on the importance that school management can represent in the intercultural society in which we live and which constantly puts us before new, unique and complex challenges.”pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInterculturalismopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectExperiências educacionaispt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleA gestão da escola na promoção da interculturalidade no agrupamentopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201708060-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.