You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, António-
dc.contributor.authorAraújo, Deolinda da Conceição Filipe Guarda de-
dc.date.accessioned2017-05-29T14:42:32Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:59Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:59Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.date.submitted2017-04-29-
dc.identifier.citationAraújo, Deolinda da Conceição Filipe Guarda de - Autossupervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional de professor do filosofia : [Em linha] estudo de caso. [S.l.], [s.n.], 2016. 131 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6484-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6484-
dc.description.abstractA relação da supervisão pedagógica com o desenvolvimento profissional tem sido uma referência central nas investigações que visam melhorar o ensinar e o aprender. Cabe às comunidades escolares e a cada docente criar espaços de observação, avaliação e (re) orientação das práticas pedagógicas. O trabalho planeado, continuado e reflexivo de autossupervisão e de heterossupervisão permitirá responder aos desafios de uma escola aberta à diversidade de públicos, no contexto das exigências da sociedade cognitiva. Este estudo empírico, desenvolvido a partir da observação de uma turma de 10º ano de Filosofia, assenta na pertinência de indagar o contributo da autossupervisão no desenvolvimento do exercício da docência e do aprender filosofia no ensino secundário. Embora se privilegie a autossupervisão, auscultou-se também o modo como outros docentes realizam este processo, tendo em vista estabelecer alguma comparabilidade. Abordou-se, ainda a relevância de ensinar a aprender, centrando o processo no aluno, nomeadamente pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e pela Discussão em Sala de Aula (DSA). A pesquisa situou-se essencialmente na investigação qualitativa, recorrendo à investigação-ação e à etnografia. Os dados foram recolhidos durante o ano letivo de 2014/2015 e incidiram sobre quatro pontos: (i) as observações dos modos de ensino da filosofia registadas e refletidas pelo docente; (ii) a forma como os alunos observam e avaliam os processos de aprender; (iii) a percepção que diferentes docentes têm da supervisão como fator de desenvolvimento profissional; (iv) a representação que diferentes docentes fazem do ensino da filosofia. A indução esteve presente nesta inquirição, cujo objetivo não foi testar hipóteses, mas descrever, para compreender e para introduzir inovações.pt_PT
dc.description.abstractThe relation between pedagogical supervision with professional development has been a central reference in investigations in witch the main target is to improve the way to teach and learn. The creation of observation spaces, evaluation and (re) orientation of pedagogic experience should be lead by the school community. Sustained planed work, which reflects in self-supervision and supervision, in general will allow reacting to the challenges of a school open to the diversity of others in relation, with the demands of a learning society. This empirical study developed from the observation of an 10th grade Philosophy class, is mainly centred in the relevance of questioning the contribute of auto-supervision in the development of the way to teach and learn in a High school level. Even though we intend to privilege auto-supervision, it was also taken into consideration other teaching ways and of course with always in mind to establish a comparison. It was also approached the relevance of teaching and learning, centring the process in the student by problem-based learning and by classroom discussion. This research was essentially targeted in qualitative investigation using action investigation and the science of ethnography. The following data was collected during the school year 2014-2015 and was focused on four points: (i) the observation of the way to teach philosophy registered and reflected by the teacher; (ii) the way the students observe and evaluate the processes of learning; (iii) the perception witch several teachers have on the supervision as a factor of professional development; (iv) the representation witch most teachers make on the way to teach philosophy. The induction was presented during this questioning witch main objective was not to test hypotheses but to describe so that it is possible to comprehend and to introduce innovation.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino da filosofiapt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectModelos educativospt_PT
dc.subjectAuto-supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectPhilosophypt_PT
dc.titleAutossupervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional de professor do filosofia : estudo de casopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201704110-
dc.date.embargo2020-04-20-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.