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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6552
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia-
dc.contributor.authorMateus, Maria Regina Marques-
dc.date.accessioned2017-06-19T10:59:23Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:41:00Z-
dc.date.available2017-06-19T10:59:23Z-
dc.date.available2017-12-14T17:41:00Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.date.submitted2017-06-19-
dc.identifier.citationMateus, Maria Regina Marques - Promoção dos direitos da mulher e da criança na licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissau [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2016. 123 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6552-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6552-
dc.description.abstractNum país, no qual a mulher precisa, ainda, de conquistar o seu lugar na sociedade e resgatar o seu papel na hierarquia cultural, faz todo o sentido e urge investigar sobre os vários modos que contribuem para que esta promoção aconteça. Nesta certeza, este trabalho traçou como principal objetivo estudar o contributo que o curso de licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB) tem dado para a formação ao nível dos direitos da mulher e da criança na Guiné Bissau (GB). Para tal, é apresentada, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica sobre a cultura guineense, a administração escolar, os objetivos de desenvolvimento do milénio e as dificuldades da sua implantação na realidade concreta da GB. De seguida, apresenta-se a metodologia de pesquisa, que incluiu como técnica de recolha de dados 2 entrevistas exploratórias e 14 entrevistas semiestruturadas, cujo conteúdo foi analisado e discutido. Como principal conclusão, finalmente, ressalva-se que o referido curso de licenciatura, na perspetiva das estudantes que o frequentam/frequentaram, tem vindo a promover a mulher e a criança, na medida em que as ajuda a desenvolver um olhar melhor informado e, consequentemente, mais crítico sobre muitas das práticas e rituais pertencentes à cultura tradicional. De facto, deve sublinhar-se, que o acesso à formação superior é um marco importante para que estas mulheres possam reconhecer a sua dignidade e assim contribuam para a transformação da cultura do seu país, num sentido mais igualitário e humano.pt_PT
dc.description.abstractThis work aims to study the impact of Higher Kindergarten Education at UCGB on the training in Women and Children Rights in Guinea Bissau. It is a country where women need to earn their place, therefore it makes sense to do research and draw conclusions on the role of higher education in the lives of the women who attend it. Interviews were carried out, through which it was possible to conclude that access to higher education is an important milestone for these women, enabling them recognize themselves as persons and thus contributing to the development of a more egalitarian and humane culture.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDireitos do homempt_PT
dc.subjectDireitos da criançapt_PT
dc.subjectDireitos da mulherpt_PT
dc.subjectPromoçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectGuiné-Bissaupt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectUniversitypt_PT
dc.subjectHuman rightspt_PT
dc.subjectWoman and children rightspt_PT
dc.subjectTradicionpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectViolation of woman rightspt_PT
dc.titlePromoção dos direitos da mulher e da criança na licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissaupt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201738708-
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