You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAires, Luísa-
dc.contributor.authorManso, Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-06-19T11:44:56Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:36Z-
dc.date.available2017-06-19T11:44:56Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:36Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.date.submitted2017-06-19-
dc.identifier.citationManso, Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves - Diversidade e inclusão no Ensino Superior Politécnico [Em linha]: da caraterização à compreensão das vivências dos estudantes. [S.l.]: [s.n.], 2016. 287 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6553-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6553-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender quem são e que vivências têm os estudantes que ingressaram numa instituição de Ensino Superior Politécnico por diferentes regimes de acesso. Considera-se que a compreensão e conhecimento dos obstáculos/desafios encontrados pelos estudantes no Ensino Superior é fundamental para a implementação de medidas conducentes a um Ensino Superior mais inclusivo. Reconhecendo-se que o Ensino Superior tem uma cultura própria associada a múltiplas literacias e discursos que os estudantes precisam de conhecer e dominar para estarem incluídos, desenhou-se o presente estudo tendo como referência os contributos da Perspetiva Sociocultural. Em termos metodológicos, recorreu-se a um modelo de investigação misto que envolveu duas fases sequenciais. Na primeira fase realizou-se um estudo de orientação quantitativa e qualitativa para caracterização dos estudantes (n=287) que ingressaram no primeiro ciclo de estudos de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico no ano letivo de 2011/2012, quanto a elementos sociodemográficos, a motivos e expetativas para a frequência do Ensino Superior, e à realização académica dos estudantes. Numa segunda fase realizou-se um estudo de aprofundamento, de orientação qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas (n=14), realizadas a estudantes que ingressaram no ES por diferentes vias de acesso e a docentes com funções de coordenação de cursos de 1º ciclo de estudos, com o intuito de perceber como perspetivam e se posicionam face à diversidade dos estudantes. Os resultados permitiram identificar alguns obstáculos/desafios enfrentados pelos estudantes relacionados com a frequência do Ensino Superior, assim como a referência a uma experiência enriquecedora do ponto de vista das suas aprendizagens e desenvolvimento pessoal.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of the present study is to understand the background and experiences of students admitted to a Higher Education Polytechnic Institution through different access regimens. It is known that the knowledge and understanding of obstacles faced by Higher Education students is fundamental for the implementation of a more inclusive Higher Education system. Recognizing that Higher Education has a unique culture associated with multiple literacies and speeches that students need to know and master in order to feel included, this study was designed based on the contributions provided by the Sociocultural Perspective. Methodologically, a mixed investigation model was used involving two sequential phases. In the first phase, a quantitative and qualitative orientation study of students (n=287) admitted to the first cycle of studies of a Higher Education Polytechnic Institution on the academic year of 2011/2012 was performed, with characterization of socio-demographic elements, motives and expectations in the frequency of Higher Education and assessment of academic fulfilment of the students. On a second phase a qualitative orientation study was executed through semi-structured interviews (n=14) performed to students admitted to Higher Education through different access regimens. Results allowed the identification of some obstacles faced by students related to their frequency of Higher Education, as well as a reference to an enrichment from the learning and personal development points of view. In the second phase of the study teachers were also interviewed in order to understand how they perceive and position themselves relatively to the diversity of their students.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino superior politécnicopt_PT
dc.subjectInterculturalismopt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSociocultural perspectivept_PT
dc.titleDiversidade e inclusão no Ensino Superior Politécnico : da caraterização à compreensão das vivências dos estudantespt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101433891pt_PT
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.