You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Lina-
dc.contributor.authorLima, Luís Miguel de Castro-
dc.date.accessioned2017-07-03T09:21:17Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:41:00Z-
dc.date.available2017-07-03T09:21:17Z-
dc.date.available2017-12-14T17:41:00Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.date.submitted2017-07-03-
dc.identifier.citationLima, Luís Miguel de Castro - Acessibilidade 2.0 [Em linha]: conceção de um curso online. [S.l.]: [s.n.], 2016. 187 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6567-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6567-
dc.description.abstractA acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractAccessibility has been viewed as an imminently technological issue. However, despite the effort that has been made at this level it is necessary to focus the question on a pedagogical dimension. Thus, accessibility for students with special educational needs should be seen as a dimension, both technological and pedagogical. Although there is legislation and normative framework for teaching in general, in the case of online education the issues are in a particular way requiring distance education systems a particular approach creating a set of support devices for effective digital inclusion. This dissertation seeks to review the literature on the problem of accessibility in education, and then to prospect online education for students with special educational needs in the context of new generation distance education. On the other hand, it focuses on pedagogical processes in eLearning namely in the lines of work on pedagogy of eLearning and in the conception of the online course prototype that, besides considering the technological dimension, considers the pedagogical dimension. The course aims to achieve the learning objectives regardless of the path taken by the students.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino onlinept_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAcessibilidade webpt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectAccessibility 2.0pt_PT
dc.subjectPedagogical accessibilitypt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.titleAcessibilidade 2.0 : conceção de um curso onlinept_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201739364-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.