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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6631
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria-
dc.contributor.authorHenriques, João-
dc.date.accessioned2017-09-12T09:39:49Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:41:04Z-
dc.date.available2017-09-12T09:39:49Z-
dc.date.available2017-12-14T17:41:04Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.date.submitted2017-09-12-
dc.identifier.citationHenriques, João - Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) [Em linha]: ferramenta de avaliação no formato checklist. [S.l.]: [s.n.], 2016. 262 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6631-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6631-
dc.description.abstractEste estudo teve como foco a compreensão dos princípios e características de um Recurso Educacional Aberto (REA). O objetivo foi identificar quais as caraterísticas que um artefacto digital deve possuir para poder ser considerado um REA. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória e o processo de obtenção de dados teve por base procedimentos empregues no método Delphi. Recorreu-se a um inquérito por questionário, respondido por especialistas internacionais com trabalhos publicados na área dos REA. Apurou-se, desta forma, um conjunto de itens de avaliação que obtiveram consenso entre os peritos. Com base nas respostas obtidas através do questionário foi construída uma ferramenta de avaliação de REA no formato checklist, com 28 itens de avaliação denominado Catálogo de Características para Análise e Avaliação de REA. Com o objetivo de validar a ferramenta de avaliação de REA produzida neste trabalho, foi efetuada a análise de 18 artefactos digitais, depositados em repositórios online. Percebeu-se que, dos recursos apreciados, apenas 7 possuíam todas as caraterísticas elencadas no catálogo de características para análise e avaliação de REA. Também foi constatado que todos aqueles que não foram considerados REA reprovaram em itens do domínio direitos autorais. Como resultado, destaca-se que a aplicação da ferramenta de avaliação de REA no formato checklist permite perceber se determinado artefacto digital pode, ou não, ser considerado aberto. Verificou-se que, perante esta ferramenta, a maioria dos recursos depositados nos variados repositórios não possui as caraterísticas necessárias para ser considerado REA. Observou-se que o tema REA carece, ainda, em toda a comunidade científica, de muito esclarecimento. Os tópicos onde o consenso é verificável ainda são escassos. Portanto, conclui-se que continuar investindo na elaboração e aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação de REA pode ser uma contribuição fundamental para consolidar educação livre e aberta.pt_PT
dc.description.abstractThis study focused on understanding the principles and characteristics of an Open Educational Resource (OER). The objective was to identify the characteristics that a digital artefact must possess in order to be considered an OER. Methodologically, the research was exploratory and the process of obtaining data was based on procedures employed in the Delphi method. A questionnaire survey was used, which was answered by international experts with published works in the OER area. Thus, we obtained a set of evaluation items that reached consensus among the specialists. Based on the answers obtained through the questionnaire, an OER evaluation tool was built in checklist format, with 28 evaluation items, called Characteristics Catalog for OER Analysis and Evaluation. With the objective of validating the OER evaluation tool produced in this study, 18 digital artefacts, deposited in online repositories, were analyzed. It was noticed that of the evaluated resources, only 7 had all the characteristics listed in the characteristics catalog for OER analysis and evaluation. It was also found that all those who were not considered OER have failed in copyright domain items. As a result, it should be noted that the application of the OER evaluation tool in checklist format allows us to understand whether or not a particular digital artefact can be considered open. It was verified that, by this tool, most of the resources deposited in the various repositories do not have the necessary characteristics to be considered OER. It was noted that the OER theme still needs clarification throughout the scientific community. Topics where consensus is verifiable are still scarce. Therefore, it is concluded that continuing to invest in the development and improvement of OER assessment tools can be a key contribution to consolidating free and open education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectREApt_PT
dc.subjectArtefactos digitaispt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectAvaliação do material didáticopt_PT
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectConjunto de ferramentas (informática)pt_PT
dc.subjectOpen Educational Resourcespt_PT
dc.subjectOERpt_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.subjectDigital artifactspt_PT
dc.subjectEducational technologiespt_PT
dc.subjectOER evaluationpt_PT
dc.titleCatálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklistpt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201739348-
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