You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmador, Filomena-
dc.contributor.authorOliveira, Hermano-
dc.date.accessioned2017-09-19T12:20:38Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:41:05Z-
dc.date.available2017-09-19T12:20:38Z-
dc.date.available2017-12-14T17:41:05Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.date.submitted2017-09-19-
dc.identifier.citationOliveira, Hermano - Olhares sobre a escola [Em linha]: perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação. [S.l.]: [s.n.], 2017. 220 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6645-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6645-
dc.description.abstractEsta dissertação incide na auscultação das vozes dos alunos e seus pais/encarregados de educação acerca das suas perceções sobre o seu percurso escolar e expetativas relacionadas com o futuro ciclo de ensino. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritivo e interpretativo, realizado numa escola que leciona o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, localizada em Angra do Heroísmo, na Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise da evolução curricular do 3.º ciclo do ensino básico nas últimas décadas, observamos igualmente a situação açoriana, comparando os resultados educativos regionais com os nacionais. Seguidamente, analisamos propostas internacionais e nacionais sobre a implementação nos sistemas educativos das competências para o século XXI. As entrevistas realizadas com os alunos e os seus pais/encarregados de educação revelam uma sintonia nas opiniões em muitos dos assuntos abordados. Foi também efetuada uma entrevista ao presidente do Conselho Pedagógico, para entender a atuação escolar nas áreas específicas de intervenção. Quanto à função da escola, consideram que deveria estar mais próxima do mercado de trabalho, de modo a promover uma melhor inserção futura dos alunos na vida ativa. Os dados apontam também que os alunos não se sentem realizados com as metodologias adotadas em sala de aula, pois consideram-nas demasiado centradas no professor, podendo aí ser encontrada a razão das afirmações feitas pelos próprios e pelos seus pais/encarregados de educação sobre as suas caraterísticas enquanto estudantes. Sobre as suas expetativas futuras, os entrevistados tencionam prosseguir estudos nos cursos científico-humanísticos, denotando desconhecimento sobre outras alternativas formativas. Por último, os participantes concordam com a alteração legislativa da idade limite de frequência obrigatória escolar, apesar de apontarem alguns aspetos a considerar.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the scrutiny of students’ and their parents’/guardians’ voices about their perceptions on their educational path and their expectations concerning the next level of education. It is a case study, descriptive and interpretative by nature, conducted in a school that teaches lower secondary and secondary education, located in Angra do Heroísmo, in the Autonomous Region of the Azores. Starting with the analysis of the lower secondary education curricular evolution in the past decades, we also look into the Azorean situation, comparing the regional educational results with the national ones. Subsequently, we review international and national proposals on the implementation of the XXI century competencies. The interviews conducted with the students and their parents/guardians reveal an alignment in their opinions in many of the topics discussed. An interview with the Pedagogical Council President was also done to understand the school’s performance in the specific areas of intervention. In terms of the school’s purpose, it is considered that it should be closer to the job market, so as to promote a better future integration of students in the working life. The data also points out that the students don´t feel fulfilled with the implemented classroom methodologies, because they view them as too teacher-centred, which may be the reason for the students’ and their parents’/guardians’ statements on their main features as students. On their future expectations, the interviewees plan to pursue studies attending scientifichumanistic courses in secondary education, displaying a lack of knowledge about alternative formative offers. Lastly, the participants agree with the legislative amendment on the upper limit of compulsory school age, although they point out some aspects to should be considered.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectCompetência pedagógicapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectRelações pais-escolapt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectSéculo XXIpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectXXI century competenciespt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectParents/guardianspt_PT
dc.titleOlhares sobre a escola : perceções e expetativas de alunos e encarregados de educaçãopt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201741369-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.