You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeabra, Filipa-
dc.contributor.authorMartins, Olga-
dc.date.accessioned2017-10-03T15:47:38Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:41:05Z-
dc.date.available2017-12-14T17:41:05Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.date.submitted2017-10-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6656-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6656-
dc.description.abstractA Indisciplina é um conceito ambíguo, que pode assumir vários sentidos; pode ter a ver com comportamentos e atitudes, mas acima de tudo tem a ver com sentimentos e emoções, pois é no sentir que este conceito se define (Afonso, Amado, & Jesus, 1999, p. 12). Este trabalho tem como principal objetivo, obter a opinião dos intervenientes da ação educativa sobre o conceito em si, bem como, a forma como as lideranças atuam face aos comportamentos indisciplinados e ainda, a sua opinião no que diz respeito à relevância e utilidade do projeto T.E.I.P no combate à indisciplina. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, com recurso ao inquérito por questionário e ao inquérito por entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Recorremos aos alunos, aos seus encarregados de educação, às assistentes operacionais e aos líderes intermédios, como fontes, e à análise estatística e de conteúdo como técnica de análise de dados. Construímos, validámos e aplicámos um questionário a 88 alunos, 74 encarregados de educação e 12 assistentes operacionais. Também elaborámos e validámos um guião de inquérito por entrevista que aplicámos a 4 coordenadoras responsáveis pela aplicação, mediação e implementação de medidas inovadoras ou não, ao combate da indisciplina na escola. De forma geral verificámos que os alunos consideram que a forma de resolver o problema da indisciplina, é através de medidas drásticas adotadas pela liderança da escola, dando pouca importância ao diálogo. Já os adultos, consideram que o diálogo e a negociação são as medidas que surtem mais efeito. No que se refere ao projeto T.E.I.P., os alunos mostram desconhecimento deste projeto não entendendo a sua relação com o tema, os encarregados de educação são pouco claros no que diz respeito ao conhecimento do projeto, os assistentes operacionais consideram que é por a escola ser T.E.I.P. que tem mais indisciplina, uma vez que está enquadrada num contexto social mais desfavorável. De forma geral todos os inquirido consideram a escola segura, e que a direção atua bem face a esta problemática. No combate à indisciplina salientam as regras estabelecidas em sala de aula, o registo das ocorrências na plataforma do INOVAR, à qual os encarregados de educação têm acesso quase em tempo real e os diversos projetos inovadores, projeto “ponte” e “tutorias”. Quanto às práticas inovadoras, referem os dois toques, e a diminuição dos tempos letivos. O estudo remete para novas investigações pertinentes em contexto escolar, que vão ao encontro de soluções para a resolução de conflitos.pt_PT
dc.description.abstractIndiscipline is a relative concept full of doubts and uncertainties, it can be whatever we want it to be, by its relativity. It may have to do with behaviours and attitudes, but above all it has to do with feelings and emotions, because it is in feeling that this concept is defined. This work’s main objective, is to obtain the opinion of the actors of the educational action on the concept itself, as well as the way in which the leaders deal with the undisciplined behaviours and also their opinion regarding the relevance and usefulness of the T.E.I.P project regarding the fight and reduction of indiscipline. Taking into account the objectives, and the nature of the study, a mixed research methodology was used, using the questionnaire survey and semi-structured interviews as data collection methods. We surveyed the students, their in charges of education, the operational assistants and the intermediate and top leaders as sources, and the statistical and content analysis as a data analysis technique. We constructed, validated, and applied a questionnaire to 88 students, 74 in charge of education and 12 operational assistants, and we interviewed 4 coordinators responsible for the application, mediation and implementation of more or less innovative measures, to fight indiscipline in school. In general we found that students consider that the way to solve the problem of indiscipline is through drastic measures taken by the school leadership, giving little importance to the dialogue, as for adults, they consider that dialogue and negotiation are the most effective measures. Regarding the T.E.I.P project, the students show lack of knowledge of this project, they do not understand its relation to the subject, the parents are unclear regarding the project knowledge, the operational assistants consider that because it is a T.E.I.P school that there is more indiscipline, they do not relate it to being framed in a more unfavourable social context. In general, all the respondents consider the school safe, and that the management responds well in facing this problem. In the fight against indiscipline, they highlight the rules established in the classroom, the record of occurrences on the INOVAR platform, to which the parents have access almost in real time and the various innovative projects, “bridge project” and “tutorials”. As for the innovating practices, they mention the two bell ringing, and the reduction of the school hours. The study refers to new pertinent investigations in the school context, which pinpoint solutions towards conflict resolution.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subject3º ciclopt_PT
dc.subjectT.E.I.P. (projetos)pt_PT
dc.subjectProblemas de comportamentopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectPessoal da educaçãopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectIndisciplinept_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectLeadershipspt_PT
dc.subjectT.E.I.P projectpt_PT
dc.titleA perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das liderançaspt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.date.embargo2020-07-18-
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.