You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrave-Resendes, Lídia-
dc.contributor.authorFreitas, Ana Isabel Fernandes Pereira de-
dc.date.accessioned2017-10-04T15:50:08Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:36Z-
dc.date.available2017-10-04T15:50:08Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:36Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.date.submitted2017-10-04-
dc.identifier.citationFreitas, Ana Isabel Fernandes Pereira de - Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricular [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2016. 2 vol.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6659-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6659-
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo principal recolher a perceção dos profes-sores sobre as práticas de liderança dos coordenadores de departamento curricular. A criação de departamentos curriculares no ensino secundário é relativamente re-cente no nosso país, assim como a função de coordenador de departamento curricular. Mais do que nunca, estes líderes escolares assumem um papel fulcral a nível organizacional e espera-se que exerçam lideranças pedagógicas que apelem à participação e ao self-engage-ment dos docentes, por vontade própria, para a melhoria da qualidade escolar. Para a concretização do objetivo mencionado, optou-se por um estudo de caso, de natureza mista. Aplicamos a duzentos e trinta e três professores o inquérito por questionário “Inventário das Práticas de Liderança - Observador” de Kouzes & Posner (2003) e entrevis-tamos cinco coordenadores de departamento curricular. Concluímos que a prática de liderança mais exibida pelos coordenadores de departamento tem a ver com a possibilidade de “Permitir que os Outros Ajam”, seguida das práticas “Mostrar o Caminho”, “Encorajar a Vontade”, “Desafiar o Processo” e “Inspirar uma Visão Conjunta”. Porém, apesar de os professores considerarem que os coordenadores de departamento estabelecem boas relações com os grupos com quem trabalham, apoiando-os na tomada de decisões, verificamos que os coordenadores elegeram como prioridade para a sua ação a representação dos seus colegas no conselho pedagógico e a comunicação eficaz entre os diferentes órgãos de gestão da escola. A opção assumida pelos próprios encontra fundamento na interpretação que fazem da legislação que regulamenta a sua ação e no tipo de cultura que carateriza cada um dos departamentos. Assim sendo, a mesma afasta-se do exercício de uma liderança pedagógica, veiculada às aprendizagens dos alunos e da própria escola.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation aims to determine the perception teachers have of the practices of leadership of departmental coordinators. The development of curricular departments within a secondary school environment is relatively new in our country, as is the role of those responsible for coordinating these departments. More than ever, these school leaders assume a fundamental role at the organi-sational level and it is expected that they exhibit qualities of educational leadership that in-stigate the participation and self-engagement of teachers in the improvement of the school. In order to determine their perception, we developed a case study by applying a mixed model. We used the “Leadership Inventory Practices – Observer” by Kouzes & Pos-ner (2003) so as to learn the views of two hundred and thirty-three teachers. We also admin-istered semi-structured interviews to five departmental coordinators. We concluded that the type of leadership most widely exhibited by departmental co-ordinators is related to being able to “allowing others to act”, followed by practising “show-ing the way”, “encouraging their will”, “challenging the process”, and “inspiring a joint vi-sion”. However, although teachers acknowledge that departmental coordinators do have good relationships with their work colleagues, supporting them in decision-making, we noted that the departmental coordinators assume as their main responsibility representing their colleagues with management and allowing for the effective communication amongst different school functions. This self-imposed main responsibility is related to the regulations which control their actions and the work-culture present in each different department. Hence, their type of leadership cannot be constructed as educational in the sense that it is not aimed at enhancing students’ learning or the allowing for the improvement of the school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectLiderança intermédiapt_PT
dc.subjectPráticas de liderançapt_PT
dc.subjectDepartamento curricularpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectCoordenaçãopt_PT
dc.subjectOrganização escolarpt_PT
dc.subjectEntrevistaspt_PT
dc.subjectLeadershsippt_PT
dc.subjectDistributed leadershippt_PT
dc.subjectIntermediate leaderspt_PT
dc.subjectDepartmental coordinators and leadership practicept_PT
dc.subjectModel of Kouzes & Posnerpt_PT
dc.titlePráticas de liderança de coordenadores de departamento curricularpt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101431724pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.