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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6676
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dc.contributor.advisorGaspar, Pedro João Soares-
dc.contributor.authorJorge, Nelson-
dc.date.accessioned2017-10-16T15:39:52Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:37Z-
dc.date.available2017-10-16T15:39:52Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:37Z-
dc.date.issued2016-11-09-
dc.date.submitted2017-10-16-
dc.identifier.citationJorge, Nelson Ribeiro - Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2016. 192 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6676-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6676-
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo verificar se a Realidade Aumentada (RA) potencia o desenvolvimento de competências de tomada de decisão clínica no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, aumenta a motivação dos estudantes e a usabilidade do simulador virtual e-FER. O e-FER é um simulador online de tomada de decisão clínica utilizado na formação inicial de enfermeiros, permitindo simular o diagnóstico e tratamento de casos clínicos virtuais de feridas crónicas. Para o presente estudo foi acrescentada uma componente de RA com novos casos clínicos, no sentido de investigar os seus efeitos na motivação, usabilidade e desenvolvimento de competências no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. Desenvolveu-se um estudo quase-experimental com uma amostra de 54 estudantes a frequentar o primeiro ano de Enfermagem. Realizou-se uma análise comparativa entre o desempenho dos grupos experimental (que utilizou o e-FER tradicional e depois com RA) e de controlo (que utilizou apenas o e-FER tradicional), com base nos dados extraídos a partir do simulador virtual e-FER. Os dados relativos à motivação dos estudantes e usabilidade do sistema foram recolhidos através de questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a RA potenciou o desempenho dos estudantes, particularmente nos parâmetros de diagnóstico da ferida, com diferenças estatisticamente muito significativas (p<0,001) nos testes de Mann-Whitney U e Wilcoxon, registando-se ainda índices elevados de motivação e usabilidade do simulador, mesmo com a introdução de um dispositivo adicional na atividade.pt_PT
dc.description.abstractThe goal of this investigation was to verify if Augmented Reality (AR) enhances the development of clinical decision-making skills in wound diagnosis and treatment, increases student motivation and the usability of the e-FER virtual simulator. The e-FER is an online clinical decision-making simulator used in the initial training of nurses, allowing to simulate the diagnosis and treatment of virtual clinical cases of chronic wounds. In this study an AR component was added with new clinical cases, in order to investigate its effects on motivation, usability and the development of wound diagnosis and treatment skills. A quasi-experimental study was conducted with a sample of 54 students attending the first year of a Nursing program. A comparative analysis between the progress of the experimental group (who used the traditional e-FER and then with AR) and the control group (who used only the traditional e-FER) was made using the data extracted from the e-FER virtual simulator. Data on student's motivation and system usability were collected through a questionnaire. The results showed that AR enhanced student performance, particularly in wound diagnostic parameters, with highly statistically significant differences (p<0,001) in the Mann-Whitney U and Wilcoxon tests, and registering high levels of motivation and simulator usability, even with the introduction of an additional device in the activity.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectTomada de decisõespt_PT
dc.subjectModelos de simulaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEnfermeirospt_PT
dc.subjectFeridaspt_PT
dc.subjectAugmented realitypt_PT
dc.subjectMedical educationpt_PT
dc.subjectVirtual simulatorpt_PT
dc.subjectClinical decision makingpt_PT
dc.subjectWoundspt_PT
dc.titleRealidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínicapt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101431830pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
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