You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerra, Fernando-
dc.contributor.authorSantos, Maria do Céu Ináciopt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:31:36Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:26Z-
dc.date.available2009-01-26T16:31:36Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.identifier.citationSantos, Maria do Céu Inácio - O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. [12], 164, [44] p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/675-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/675-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractResumo - Para conhecer a Europa, é necessário viajar pelo seu passado, em busca da sua essência, do património comum que partilhamos, decorrente de séculos de unificação, inicialmente temporal, sob a égide do império romano, posteriormente espiritual, sob a égide do Papa. É essa a primeira parte desta dissertação. Segue-se o conceito de cidadania, nas múltiplas vertentes que foi assumindo ao longo da história, desde a cidade grega, com Sócrates, o primeiro cidadão que se afirmou do mundo, até ao conceito europeu, construído a partir de um sentimento de pertença e de identificação, baseado na dicotomia «unidade na diversidade», alicerçado na «consciência intercultural», e no respeito pelos valores e pelo património cultural dos Estados - Membros, realizável através de valores comuns estruturantes de um espaço cívico europeu, que a Escola deve promover. Na segunda parte, abordamos o papel da escola na construção de um espaço transnacional da educação, acompanhando a execução do programa Sócrates/Comenius «Preservar o Passado, Confrontar o Presente, para Criar o Futuro», que envolve dez escolas do espaço europeu, «vivendo por dentro» as expectativas, as experiências e os resultados concretospt_PT
dc.description.abstractRésumé - Pour connaître l'Europe, il faut voyager dans son passé, en cherchant sa nature, le patrimoine commun que nous partageons lequel vient de siècles d'unification, premièrement temporel (à I'époque de I'empire romain) et après spirituelle (sur I'égide du pape). C'est ce que nous avons fait, dans la première partie de ce travail. Ensuite, nous abordons le concept de citoyenneté dans des multiples façons, tout au long de I'histoire : des la cité grecque, avec Socrate -le premier qui s'est affirmé comme citoyen du monde -jusqu'au concept européen. construit à partir d'un sentiment d'appartenance et d'identification basé dans la dichotomie « unité dans la diversité », établie dans la « conscience interculturelle » et dans le respect pour les valeurs et pour le patrimoine culturel d'un espace civique européen que I'école doit promouvoir. Dans la deuxième partie, nous abordons le rôle de I'école dans la construction d'un espace transnationale de I'éducation, en accompagnant, tout près, I'exécution du projet du programme Socrate/Comenius « Préserver le Passé, Confrontant le Présent pour Créer l'Avenir». Ce projet a réuni onze écoles de I'espace européen (ni toutes appartiennent à I'Union Européenne). On a vécu ensemble les expectatives, les expériences et les résultats concretspt_PT
dc.description.abstractAbstract - In order to know Europe better it is necessary to travel through its past, in search of its essence, of the common patrimony we share, which derives from centuries of unification, firstly temporal, under the Roman empire's aegis, and then spiritual, under the Pope's aegis. That is the first part of this dissertation. The concept of citizenship follows, in its multiple aspects which have been undergone throughout history, from the Greek polis, with Socrates, to the European concept, built from a feeling of belonging and identification, based on the dichotomy "unity/diversity", founded on "intercultural consciousness" and on the respect for the values and cultural patrimony of the Member States, attained due to common values, structuring elements of an European civic space, which the School ought to promote.. In the second part we approach the role of school in the construction of a transnational space of education, while witnessing the execution of the Socrates/Comenius program "Preserving the Past, Confronting the Present, to Create the Future", which involves ten schools within the Eurosphere, "experiencing from within" the expectations and concrete resultspt_PT
dc.format.extent1613650 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCidadania europeiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.subjectSÓCRATES (programas)pt_PT
dc.subjectUnião Europeiapt_PT
dc.titleO Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de casopt_PT
dc.typeoutropt_PT
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.