You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Lina-
dc.contributor.authorPires, Valdemar Diaspt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:35:23Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:37Z-
dc.date.available2009-01-26T16:35:23Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:37Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.identifier.citationPires, Valdemar Dias - Ambientes virtuais [Em linha] : o uso da plataforma "Moodle" como auxiliar da prática docente no Ensino Secundário. Lisboa : [s.n.], 2007. 95, [19] p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/739-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/739-
dc.description.abstractResumo - A Escola deve manter uma ligação harmoniosa com a sociedade em que se insere, devendo adoptar modos de ensinar e de aprender adequados à nova realidade social. Cada vez mais o professor deixa de ser a fonte do saber de que os alunos dispõem para realizarem a sua aprendizagem, passando a ser mais um tutor, um gestor de aprendizagens, de discursos e práticas diversificadas que estimula as habilidades intelectuais dos alunos, no tratamento da informação disponível. A escola tem de acompanhar esta transformação da sociedade, considerando as novas tecnologias uma mais valia para cativar os alunos. O papel do professor, com o “boom" da sociedade de informação, tornou urgente uma transformação: mais do que transmitir conhecimento aos alunos tem de se lhes proporcionar a aquisição de competências para que sejam capazes de pesquisar, analisar, seleccionar e tratar a informação que lhes chega todos os dias, a um ritmo alucinante. Este projecto tem por objectivo averiguar a possível eficiência da metodologia b-learning (blended learning - misto de ensino presencial e ensino a distância), para alunos do ensino secundário. Para a concretizar, recorreu-se a um método essencialmente qualitativo, realizando-se um “estudo de caso" de um grupo de 12 professores e de 242 alunos da Escola Secundária de Valpaços. Em termos globais, os resultados que se obtiveram não revelaram uma melhoria significativa no aproveitamento dos alunos. No entanto, pela observação das aulas e pelos inquéritos realizados, assim como pelas sessões realizadas, pudemos detectar que os alunos e professores se encontravam motivados para as aulas leccionadas com base na metodologia referida. Foi possível, também, ter a expectativa de que não ganhando objectivamente na aquisição dos conteúdos formais, os alunos e professores adquiriram, com esta metodologia, competências num ambiente de aprendizagem colaborativa que serão mais valias preciosas a médio e longo prazos nas suas vidas pessoal e profissionalpt_PT
dc.description.abstractAbstract - School must keep an harmonious link with the society it is integrated in. It should adopt ways of teaching and learning that are adequate to the new social reality. Teachers are increasingly ceasing to be the source of knowledge that students use to learn from, becoming more of a tutor, a manager of learning, of different speeches and practices and who stimulates students’ intellectual abilities, in the handling of available information. School must follow this change in society, considering new technologies an effective mean of motivating students. The role of a teacher, with the society of information boom, made a change urgent: more than transmitting knowledge to students, one must provide them with the chance to acquire skills that allow them to research, analyze, select and handle the information they are exposed to every day, at a hallucinating rhythm. The purpose of this project is to find the possible effectiveness of the b-learning methodology (blended learning – a mix of in presence and at distance teaching), aimed at secondary school students. To make it possible, it was used a mainly qualitative method, having been made a “case study" using a group of 12 teachers and 242 students teaching at and attending the Escola Secundária de Valpaços (Valpaços Secondary School). Globally, the results achieved did not reveal a significant improvement in students’ marks. However, through observed classes and surveys applied, as well as the sessions carried out, it was possible to observe that students and teachers were motivated for the lessons taught using the referred methodology. It was also possible to expect that, even if not gaining objectively in the acquisition of formal items, students and teachers both acquired, using this methodology, skills in a collaborative learning environment which will be a precious advantage in the medium and long term in their personal and professional livespt_PT
dc.format.extent1258946 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectBlearningpt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectEnsino virtualpt_PT
dc.subjectNovas tecnologiaspt_PT
dc.subjectPlataforma Moodlept_PT
dc.subjectCollaborative learningpt_PT
dc.subjectVirtual learning environmentspt_PT
dc.titleAmbientes virtuais: o uso da plataforma “Mooodle" como auxiliar da prática docente no ensino secundáriopt_PT
dc.typeoutropt_PT
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.