You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Alda-
dc.contributor.authorCardoso, Maria da Glória Águaspt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:35:32Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:38Z-
dc.date.available2009-01-26T16:35:32Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:38Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.identifier.citationCardoso, Maria da Glória Águas - Comunicação informal e a emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de E-Learning [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. IX, 113, [43] p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/747-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/747-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractResumo - Num mundo em permanente mutação, o uso das novas tecnologias tornou-se o motor dessa mudança. E naturalmente que na Educação já começamos a ver o seu impacto: uma nova forma de aprender; uma nova forma de poder estar ligado em rede; uma nova forma de ensinar. Foi neste ambiente virtual que nos propusemos fazer o nosso trabalho. A pesquisa aborda o tema da Comunicação no ensino on-line e a importância das Comunidades de Aprendizagem. E teve como objectivo observar de que modo a comunicação informal é potenciadora da emergência de uma Comunidade de Aprendizagem. A metodologia usada foi a de um estudo de caso, em regime de e-learning. A recolha de dados foi efectuada através da análise do discurso de diferentes módulos da disciplina. Estes dados foram complementados com entrevistas semi-directivas. Nesta análise apoiámo-nos, teoricamente, no modelo de aprendizagem Construtivista de Vigotsky e nos conceitos de Comunidades de Prática, preconizados por Wenger e Lave. Constatámos que a comunicação informal tem um elevado impacto e facilita, estreitando as relações interpessoais e de pertença, não obstante não ser, por si só, suficiente para manter uma Comunidade de Aprendizagempt_PT
dc.description.abstractAbstract - In a world in permanent mutation the use of new Technologies has become a motor of that change and, in Education, we are naturally beginning to watch its impact: a new way of learning; a new way of being networked; a new way of teaching. This was the virtual environment in which we proposed to start our project. The research deals with the topic Communication in the teaching process and the importance of Learning Communities and its objective was to observe how informal Communication can potentiate the emergence of a Learning Community. The method chosen for our research was the e-learning Case Study. The collection of data was carried out through the discourse analysis of different modules of the discipline on which we conducted a discourse analysis and the obtained data were complemented with semi-directive interviews. Theoretically supported by Vigotsky’s model of constructivist learning and by the concepts of Communities of Practice preconized by Wenger and Lave. We notice that informal communication has a high impact on relationships, facilitating and strengthening interpersonal relationships as well as relationships of belonging, despite not being, by themselves, enough to keep a Learning Community togetherpt_PT
dc.format.extent1353017 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectComunidades de aprendizagempt_PT
dc.subjectComunidades virtuaispt_PT
dc.subjectModelos educativospt_PT
dc.subjectTeoria da educaçãopt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectLearning communitiespt_PT
dc.subjectZone of proximal developmentpt_PT
dc.subjectCommunities of practicept_PT
dc.subjectInformal communicationpt_PT
dc.subjectKnowlwdge managementpt_PT
dc.titleComunicação informal e a emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de E-Learning: um estudo de casopt_PT
dc.typeoutropt_PT
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.