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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Avelar, Mário | - |
dc.contributor.author | Feneja, Fernanda Luísa da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-01-26T17:31:19Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:42:56Z | - |
dc.date.available | 2009-01-26T17:31:19Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.date.submitted | 2007 | pt_PT |
dc.identifier.citation | Feneja, Fernanda Luísa da Silva - A reinvenção do paradigma épico na ficção inicial de John Dos Passos [Em linha] : uma leitura de One Man's Initiation, Three Soldiers e Manhattan Transfer. Lisboa : [s.n.], 2007. 480 p. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/783 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/783 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Literatura na especialidade de Literatura Norte-Americana apresentada à Universidade Aberta | - |
dc.description.abstract | O corpo de narrativas de John Dos Passos que é objecto deste estudo comporta possibilidades de reflexão em torno de traços que poderão ser considerados matriciais na ficção deste escritor, gizados a partir da sua primeira obra, One Man’s Initiation, e consolidados nos trabalhos posteriores. Constituem eixos centrais a esta investigação dimensões que, por um lado, se prefiguram como comuns aos três textos em análise e, por outro, como globalmente estruturantes. A expressão de características associadas às correntes estético-literárias realista e naturalista, bem como a acentuada inflexão no sentido de uma estética de teor modernista, registada, sobretudo, com Manhattan Transfer, funcionam como enquadramento referencial a outras vertentes, designadamente as isotopias da guerra e da grande cidade, as quais, ainda que de formas distintas, percorrem as três narrativas. No âmbito da semântica global que tais isotopias configuram, são ponderados os limites da dimensão crítica e social que aporta à ficção inicial de Dos Passos, bem como as leituras da América que elas revelam e problematizam. A abordagem da categoria narrativa das personagens representa um elemento crucial nessa reflexão, abrindo espaço à questionação da ancoragem, ou eventual desvio, face ao romance de cariz colectivo, centrado na atomização da personagem individual e numa interpretação disfórica em relação a um cronótopo referencial, neste caso, a sociedade americana dos anos vinte, marcada pelo clima do pós-guerra. Releva desta consideração a importância diegética das personagens, em particular, daquelas que podem ser consideradas heróis. A função primordial dos protagonistas (heróis) permite redireccionar a leitura destas obras, equacionando os ângulos mais comummente focados pelo discurso crítico. Identificamos, assim, uma ambivalência axial que se reifica nos diversos processos de construção narrativa, a partir da qual a representação da América é recriada à luz da tensão entre disforia e glorificação, isto é, entre uma perspectiva anti-épica e uma construção épica, que reenvia, essencialmente, aos ideais fundadores da liberdade e da democracia. | - |
dc.format.extent | 2166717 bytes | pt_PT |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Literatura americana | pt_PT |
dc.subject | Cultura americana | pt_PT |
dc.subject | Século XX | pt_PT |
dc.subject | American literature | pt_PT |
dc.subject | American culture | pt_PT |
dc.subject | 20th century | pt_PT |
dc.subject | John dos Passos | pt_PT |
dc.title | A reinvenção do paradigma épico na ficção inicial de John Dos Passos : uma leitura de One Man’s initiation, Three Soldiers e Manhattan Transfer | pt_PT |
dc.type | outro | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101153597 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
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