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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/783
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAvelar, Mário-
dc.contributor.authorFeneja, Fernanda Luísa da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T17:31:19Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:42:56Z-
dc.date.available2009-01-26T17:31:19Z-
dc.date.available2017-12-14T17:42:56Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.identifier.citationFeneja, Fernanda Luísa da Silva - A reinvenção do paradigma épico na ficção inicial de John Dos Passos [Em linha] : uma leitura de One Man's Initiation, Three Soldiers e Manhattan Transfer. Lisboa : [s.n.], 2007. 480 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/783-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/783-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Literatura na especialidade de Literatura Norte-Americana apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractO corpo de narrativas de John Dos Passos que é objecto deste estudo comporta possibilidades de reflexão em torno de traços que poderão ser considerados matriciais na ficção deste escritor, gizados a partir da sua primeira obra, One Man’s Initiation, e consolidados nos trabalhos posteriores. Constituem eixos centrais a esta investigação dimensões que, por um lado, se prefiguram como comuns aos três textos em análise e, por outro, como globalmente estruturantes. A expressão de características associadas às correntes estético-literárias realista e naturalista, bem como a acentuada inflexão no sentido de uma estética de teor modernista, registada, sobretudo, com Manhattan Transfer, funcionam como enquadramento referencial a outras vertentes, designadamente as isotopias da guerra e da grande cidade, as quais, ainda que de formas distintas, percorrem as três narrativas. No âmbito da semântica global que tais isotopias configuram, são ponderados os limites da dimensão crítica e social que aporta à ficção inicial de Dos Passos, bem como as leituras da América que elas revelam e problematizam. A abordagem da categoria narrativa das personagens representa um elemento crucial nessa reflexão, abrindo espaço à questionação da ancoragem, ou eventual desvio, face ao romance de cariz colectivo, centrado na atomização da personagem individual e numa interpretação disfórica em relação a um cronótopo referencial, neste caso, a sociedade americana dos anos vinte, marcada pelo clima do pós-guerra. Releva desta consideração a importância diegética das personagens, em particular, daquelas que podem ser consideradas heróis. A função primordial dos protagonistas (heróis) permite redireccionar a leitura destas obras, equacionando os ângulos mais comummente focados pelo discurso crítico. Identificamos, assim, uma ambivalência axial que se reifica nos diversos processos de construção narrativa, a partir da qual a representação da América é recriada à luz da tensão entre disforia e glorificação, isto é, entre uma perspectiva anti-épica e uma construção épica, que reenvia, essencialmente, aos ideais fundadores da liberdade e da democracia.-
dc.format.extent2166717 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiteratura americanapt_PT
dc.subjectCultura americanapt_PT
dc.subjectSéculo XXpt_PT
dc.subjectAmerican literaturept_PT
dc.subjectAmerican culturept_PT
dc.subject20th centurypt_PT
dc.subjectJohn dos Passospt_PT
dc.titleA reinvenção do paradigma épico na ficção inicial de John Dos Passos : uma leitura de One Man’s initiation, Three Soldiers e Manhattan Transferpt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101153597-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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