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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100393
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dc.contributor.advisorKokubun, Eduardo [UNESP]-
dc.contributor.authorGrisi, Roseni Nunes de Figueiredo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:25:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:25:27Z-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.citationGRISI, Roseni Nunes de Figueiredo. Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB. 2011. 103 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/100393-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100393-
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo verificar a associação entre o nível de atividade física habitual (NAFH) e a prática de AF realizada na infância em escolares do Ensino Fundamental de João Pessoa-PB. Caracterizou-se como um estudo descritivo, exploratório, quantitativo, de base escolar. A amostra constituiu-se de 342 escolares, com idade entre 9 e 17 anos (12,9 ± 1,3), sendo 196 (57,3%) do sexo feminino e 146 (42,7%) do masculino. O NAFH foi avaliado por meio do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que investigou a prática de esportes e jogos, AF na escola e no tempo de lazer. O escore final foi efetuado pela média de todas as questões, cujos valores de (1) muito sedentário a (5) muito ativo indicaram a classificação dos escolares: inativos (escores < 3) ou ativos (escores ≥ 3). Para avaliar o nível de AF (NAF) infantil, foram incluídas duas perguntas no questionário aplicado aos pais/responsáveis, atribuindo-se, para cada alternativa, os valores: (0) não; (1) raramente e (2) frequentemente, cujo escore correspondeu à soma de todas as AF realizadas. O escore final foi obtido por meio de medidas de posição, com valores acima do percentil 75 (P75), como ativos. Desse modo, no NAF infantil de 0-4 anos de idade, os escolares foram classificados: inativos (escores ≤ 8 pontos) e ativos (escores ≥ 9) e no NAF infantil, de 5-10 anos, inativos (escores ≤12 pontos) e ativos (escores ≥ 13). Para análise descritiva, utilizou-se médias, desvios-padrão, porcentagens, valores mínimos e máximos. Nas análises multivariáveis, optou-se pela Regressão Logística, como medida de associação, cuja Razão de Odds (RO), nos modelos bruto e ajustado, considerou o intervalo de confiança (IC) em 95% e a inatividade física (IF) dos escolares como desfecho. Foi estabelecido o nível de significância de p < 0,05 em todas as análises. Foram analisadas as...pt
dc.description.abstractThis study aimed mainly to investigate the association between the habitual physical activity level (HPAL) and the practice of PA performed in childhood in primary schools in João Pessoa/PB. A descriptive, exploratory and quantitative of school-based study was developed. The sample consisted of 342 schoolchildren aged between 9 and 17 years (12.9 ± 1.3), 196 female (57.3%) and 146 males (42.7%). The HPAL was assessed by the Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), which investigated the practice of sports and games, PA in school and in leisure time. The final score was made by averaging all the issues, the values of (1) very sedentary (5) very active to classify scholars in: inactive (scores < 3) or active (scores ≥ 3). For assessing the children PA level (PAL), two questions were included in questionnaire for the parents/guardians. For each alternative, the values were: (0) no, (1) rarely and (2) often, which score according to the sum of all the PA offered. The final score was obtained by position’s measures with values above the 75th percentile (P75) as active. Thus, in the children’s PAL of 0-4 years, the students were classified: inactive (score ≤ 8 points) and active (scores ≥ 9) and in the children’s PAL of 5-10 years, the schoolchildren were classified: inactive with scores ≤ 12 points and inactive as active with scores ≥ 13. We used means, standard deviations, percentages, minimum and maximum values for descriptive analysis. In multivariable analysis, we chose Logistic Regression as a measure of association whose odds ratio (OR) considered crude and adjusted models and the confidence interval (CI) in 95% and physical inactivity (PI) of the students as an outcome. We established the significance level of p <0.05 in all analysis. Variables were analyzed: sex, age, NAF children of 0-4 and 5-10 years, NAF parents/guardians, body mass index (BMI) ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent103 f. : il., gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCapacidade motorapt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectAdolescentespt
dc.subjectAtividade físicapt
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectChilden
dc.subjectAdolescenten
dc.titleAssociação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PBpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegrisi_rnf_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.orcid0000-0002-9404-3444-
dc.identifier.aleph000647818-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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