You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100442
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Samuel de Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorBenites, Larissa Cerignoni-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:25:34Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:53Z-
dc.date.available2016-10-25T19:25:34Z-
dc.date.issued2012-09-24-
dc.identifier.citationBENITES, Larissa Cerignoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/100442-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100442-
dc.description.abstractA pesquisa aborda o universo da formação de professores sob a perspectiva do estágio curricular supervisionado em Educação Física, tendo como questão central como o professor-colaborador se torna um formador no âmbito do estágio. Os objetivos foram: (a) caracterizar o espaço do estágio curricular supervisionado, (b) caracterizar o trabalho do professor-colaborador e (c) apontar que saberes e práticas emergem do professor-colaborador no contexto do estágio. Optou-se pela pesquisa qualitativa/interpretativa. Os participantes do estudo são cinco professores-colaboradores de estágio da cidade de Rio Claro que recebem os estudantes em caracter oficial de estágio profissional e nove estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP/RC. As técnicas de coleta de dados e análise foram análise documental, observação sistematizada, filmagem, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Para todas as etapas se utilizou o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de ética da instituição. Os dados passaram por tratamento do software QDAMiner, possibilitando a sua apresentação em três eixos. Entre os resultados, o primeiro, o universo do estágio, permitiu analisar as escolas parceiras, o professor-colaborador e sua concepção de estágio, a segunda, a constituição do professor-colaborador, permitiu inferir sobre a profissão docente, a escolha por ser colaborador e seu papel e funçao, por fim o terceiro eixo, a orientação durante o estágio, pode-se sistematizar a maneira como cada colaborador aborda seus respectitivos estagiários e quais saberes são utilizados. De maneira geral o espaço do estágio é um universo que congrega o discurso acadêmico e a prática da escola, sendo um local de formação, mas que apresenta dificuldade em reconhecer esse papel. O professor-colaborador foi...pt
dc.description.abstractThe research approached the universe of teachers training under the perspective of supervised training in Physical Education, considering as central question the way wich mentors becomes a trainer in the context of the stage.The aims were: (a) characterize the space of supervised stage, (b) characterize the mentors work and (c) indicate that knowledge and practices comes from the mentor in the context of the stage.The qualitative research. Study participants are five mentors from Rio Claro city whom receive students in oficial character of the professional stage and nine trainees from the Undergraduate in Physical Education of UNESP/RC. The techniques used were documentary analysis, systematic observation, recording, semi-structured interviews and content analysis. For all steps it were used the free and consent term, approved by the institutional ethics committee. The data have undergone treatment of QDAMiner software, allowing its presentation in three axes. Among the results, the first, stage of the universe, it allowed to analyze the partner schools, the mentor and its conception of stage, the second, the establishment of mentor, it allowed to make inferences about the teaching profession, the choice of being a mentor, and its role and function, finally, the third, the guidance during the internship stage, it could be possibile to systematized the way each mentor approaches his trainees and which knowledge are used. In general, it should be said that the space of stage is a universe which brings together the universe academic discourse and the practice of school, being a training site, but it has its difficulty in recognizing this role. The mentor was understood as someone whom is trained to be a teacher, but at some point in his career began to receive trainees for goodwill or friendship. He does not... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent180 p. : il., tabs. + 1 CD-ROM + 1 DVD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEstagios supervisionadospt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.titleO professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebenites_lc_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000708119-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.