Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kempinas, Wilma de Grava [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Silvia Sartori Barravieira Seabra | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:30:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:25:40Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:30:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-02 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ana Silvia Sartori Barravieira Seabra. Elaboração e avaliação de um ambiente virtual para o ensino/aprendizagem de embriologia. 2011. 88 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/100492 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100492 | - |
dc.description.abstract | O processo educacional sofreu massificação nos últimos anos devido ao crescimento do conhecimento, a facilidade de acesso, a oferta de cursos, aliados às novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, surgiram grupos de pesquisa dedicados a métodos de aprendizagem com o objetivo de elucidar e aperfeiçoar o processo de aquisição de conhecimentos e suas competências, além de torná-los mais eficientes. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos elaborar conteúdos didáticos, na forma de curso sobre o tema “Embriologia Comparada”, transpô-los para um ambiente virtual de apoio ao aprendizado presencial e não presencial, disponibilizá-lo aos alunos do 2º ano de Biologia noturno da UNESP, Campus de Botucatu, e por fim avaliar o seu impacto no processo ensino/aprendizagem. Para isto, foi necessária a construção do projeto didático-pedagógico sobre o tema proposto voltado para a educação não presencial O conteúdo didático foi produzido por professores especialistas e dividido em 15 módulos para facilitar a sua visualização, interação e compreensão pelos alunos. Estes foram customizados para linguagem digital, contendo textos, hipertextos, multimídia, hipermídia, imagens, vídeos e animações. Após, baseado na análise do público-alvo, iniciou-se a construção da sua programação visual e seu design instrucional, sendo inserido no ambiente virtual de ensino Moodle, que era acessado mediante senha. Este foi customizado e disponibilizado durante o oferecimento da Disciplina de “Embriologia Comparada” aos alunos do 2º ano de Biologia noturno da UNESP, Campus de Botucatu. Os alunos participaram do ambiente por meio de fórum, consulta ao material didático, chat, wiki e jogos interativos. A avaliação do processo de aprendizagem ocorreu de duas formas: a primeira comparou as notas dos alunos com as notas das três turmas anteriores da mesma... | pt |
dc.description.abstract | The educational process has undergone massification in recent years due to the growth of knowledge, ease of access and offering of courses combined with new information and communication technology. Thus, research groups appeared devoted to study learning methods in order to clarify and improve the process of acquiring knowledge and skills, as well as to make them more efficient. This research aimed to develop an educational content in “Comparative Embryology”, and customize it in a virtual environment of learning to support classroom and distance learning. The content was available to second-year Biology students of UNESP, Botucatu, and its impact on teaching/learning process was assessed. It was necessary to build the didactic-pedagogic project while the scientific contents were produced by expert teachers and divided into 15 modules for easy viewing, interaction and understanding among the students. The modules were adapted to digital language and contained texts, hypertexts, multimedia, hypermedia, images, videos and animations. Based on analysis of the target audience, the visual programming and instructional design begun, inserted in Moodle Virtual Learning Environment, which was accessed by password. The students participated in the online learning environment through forums, consultation of the material, chat, wiki and interactive games. The evaluation of the learning process occurred in two ways: the first compared the grades of the students with grades of three previous classes of the same discipline; the second was performed by means of a questionnaire that assessed the environment, by the end of the course, answered by the students. Regarding test scores, when compared with previous years, there was no significant difference. In contrast, after the students analyzed the virtual environment, they said that the educational content was good and approved... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 88 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Embriologia - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Ensino a distância | pt |
dc.subject | Comparative embriology | en |
dc.title | Elaboração e avaliação de um ambiente virtual para o ensino/aprendizagem de embriologia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ferreira_assbs_dr_botib.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000646805 | - |
dc.identifier.capes | 33004064080P3 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.