You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Giovanni Antonio Pinto [UNESP]-
dc.contributor.authorBatista, Roberto Leme-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:06Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:26:46Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:06Z-
dc.date.available2016-10-25T19:26:46Z-
dc.date.issued2010-11-23-
dc.identifier.citationBATISTA, Roberto Leme. A ideologia da nova educação profissional no contexto da estruturação produtiva. 2010. 317 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Fasculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101003-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101003-
dc.description.abstractA presente Tese tem como objetivo analisar a ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. A análise parte da crise estrutural do capital a partir da década de 1970, visando compreender a ofensiva do capital contra o trabalho com vistas à superação dessa crise. O estudo priorizou a reestruturação produtiva, como um dos componentes da ofensiva capitalista, com vistas a compreender como se processou o deslizamento da noção de qualificação para a de competências e, como se deu o processo de apropriação e adaptação da teoria do capital humano ao contexto do capitalismo global, na esfera das instituições multilaterais. Buscamos compreender como a reforma da educação na década de 1990, no Brasil, assimilou e adaptou esses pressupostos à educação profissional de nível técnico. Foram analisados diversos documentos e relatórios das instituições multilaterais e da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além do que, o estudo baseou-se em literatura especializada sobre o tema. Conclui-se que a educação, sobretudo a profissional, proposta para o contexto da reestruturação produtiva tem por objetivo a constituição de um novo sujeito social palatável e útil ao capital que é o trabalhador flexível e adaptável às transformações organizacionais e técnicas do capitalismo globalpt
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the ideology of the new professional education within the context of restructuring production. The analysis begins with the structural crisis of capital from the 1970s, seeking to understand the offensive of capital against labor objectiving to overcome this crisis. The study prioritized the restructuring process, as a component of the offensive capitalist, aiming to understand how they processed the sliding of the notion of qualification for the skills and, as was the process of appropriation and adaptation of human capital theory to the global capitalism context, in the sphere of multilateral institutions. We seek to understand how the education reform in the 1990s in Brazil, assimilated and adapted these assumptions to professional education at technical level. We analyzed various documents and reports of multilateral institutions and the Basic Education Board (CEB) of the National Education Council (CNE). In addition, the study was based on literature about the subject. It follows that education, especially professional, proposed for the context of the restructuring process aimed at setting up a new social subject palatable and useful to capital that is the flexible worker and adaptable to organizational changes and techniques of global capitalismen
dc.format.extent317 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectIdeologia e educaçãopt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectRelações trabalhistaspt
dc.subjectCapital (Economia)pt
dc.subjectCapital humanopt
dc.subjectReestruturação produtivapt
dc.subjectCapital globalpt
dc.subjectEducação profissionalpt
dc.subjectIdeologyen
dc.subjectRestructuring productionen
dc.subjectProfessional Educationen
dc.subjectQualificationen
dc.subjectWorken
dc.subjectSkillsen
dc.titleA ideologia da nova educação profissional no contexto da estruturação produtivapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebatista_rl_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000638312-
dc.identifier.capes33004110042P8-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.