You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Bernardo Mançano [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Francilane Eulália de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:27:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:27:42Z-
dc.date.issued2012-08-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101432-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101432-
dc.description.abstractNo Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas...pt
dc.description.abstractIn Goiás state, is still very common the lack of schools. Those that stand in the field are working very precarious. In this scenario, calls attention to the city of Goiás, with 12 schools located in the field. In this research, the school Geography worked in Escola Família Agrícola de Goiás, in schools located in the municipal polo field: Holanda, Angelica Olimpya de Lima; Terezinha of Jesus Rocha and Vale do Amanhecer, and in elementary schools located in the city, but students who receive Field: Prof. Alcide Jube, Application Prof. Manoel Caiado, Lyceu of Goyas, João Augusto Perillo are the starting point of this thesis. For the implementation of the research was necessary, first, the procedure with indirect documentation, such as survey and analysis of secondary sources (literature), the location of the works related to the education / field, peasantry, territory and geography education... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent380 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectCamponesespt
dc.subjectEducação rural - Brasilpt
dc.subjectAssentamentos humanospt
dc.subjectEducação rural - Goias (Estado)pt
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectGeografia - Livros didáticospt
dc.subjectGeographypt
dc.titleAs geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_fe_dr_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000706253-
dc.identifier.capes33004129042P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.