You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Cláudio Benedito Gomide [UNESP]-
dc.contributor.authorMaziero, Breno Vicente-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:27:53Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:27:53Z-
dc.date.issued2012-03-16-
dc.identifier.citationMAZIERO, Breno Vicente. Contribuições da informática para desenvolvimento da pesquisa em Educação: digitalização de acervos documentais. 2012. 73 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101512-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101512-
dc.description.abstractEste trabalho, em abordagem interdisciplinar, procura discutir contribuições de diferentes áreas do conhecimento para o avanço da pesquisa em educação, principalmente no que se refere à fundamentação e ao desenvolvimento de aplicativos que permitam a digitalização de acervos documentais e o desenvolvimento de bases de dados que permitam a preservação, organização e disponibilização de informações confiáveis e relevantes como contribuição para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e avaliação em política e gestão educacional. Inicialmente, é feita uma análise da legislação vigente e de principais referências para caracterização do sistema educacional de acordo com os novos paradigmas de gestão, com ênfase na gestão democrática. A seguir são consideradas as possibilidades oferecidas pela Informática para apoio à pesquisa. No estudo de campo é abordado o desenvolvimento da base dos atos editados pelo Conselho Estadual de Educação. Com utilização da base, como demonstração, é feita uma análise dos atos editados pelo Conselheiro José Mario Pires Azanha. Nas considerações finais é feita uma análise das possibilidades e das contribuições da Informática para a pesquisa em política e gestão educacionalpt
dc.description.abstractThis work, using interdisciplinary approach, discusses the contributions of different areas of knowledge for the advancement of research in education, particularly with regard to the development of applications that allow scanning of document collections and the development of databases for preservation, organization and provision of reliable and relevant information as a contribution to the development of research and evaluation projects in education policy and management. Initially, an analysis is made of existing legislation and the main references for the characterization of the education system according to the new paradigms of management, with emphasis on democratic management. Following are considered the possibilities offered by IT for research support. The field study focuses the development of the base of the acts enacted by the State Board of Education. With use of the base, as a demonstration, an analysis is made of the acts edited by Councilor Jose Mario Pires Azanha. The final considerations presents analysis of the possibilities and contributions of IT to policy research and educational managementen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent73 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectInformática na educaçãopt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectEducational policy and managementen
dc.titleContribuições da informática para desenvolvimento da pesquisa em Educação: digitalização de acervos documentaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemaziero_bv_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000689763-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.