You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArena, Dagoberto Buim [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Rovilson José da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:27:55Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z-
dc.date.available2016-10-25T19:27:55Z-
dc.date.issued2006-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101530-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101530-
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola.pt
dc.description.abstractThe thesis presents a proposal for reading mediator formation, who directly acts at school libraries. The methodology used was the action research approach, which is divided into two periods. During the first period (2002/2003), the research was based on the Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes (School Libraries: Walking Words) project, which is an initiative of the public educational system of the Londrina Municipality in Brazil. The second period (2005/2006) was located in Barcelona, Spain. The study has collected data regarding mediation activities in two Spaniard library schools, in order to establish a correlation of this process between Barcelona and Londrina. During the research, project participants and specialists in the field were interviewed in Brazil an Spain. The names are: Edmir Perrotti; Regina Zilberman; Teresa Colomer; and Teresa Mañà. The work conclusion presents that the reading mediator requires a bond among three aspects: the reading practice itself, the literature concept, and the relation betweem the initial two aspects with the reading experience in the school library.en
dc.format.extent241 f. : il. color. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectLeitores - Formaçãopt
dc.subjectBibliotecas escolarespt
dc.subjectReading mediator formationen
dc.subjectReading mediatoren
dc.subjectSchool librariesen
dc.titleO professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_rj_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000483350-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.