Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101530
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arena, Dagoberto Buim [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Rovilson José da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:27:55Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:27:55Z | - |
dc.date.issued | 2006-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/101530 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101530 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola. | pt |
dc.description.abstract | The thesis presents a proposal for reading mediator formation, who directly acts at school libraries. The methodology used was the action research approach, which is divided into two periods. During the first period (2002/2003), the research was based on the Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes (School Libraries: Walking Words) project, which is an initiative of the public educational system of the Londrina Municipality in Brazil. The second period (2005/2006) was located in Barcelona, Spain. The study has collected data regarding mediation activities in two Spaniard library schools, in order to establish a correlation of this process between Barcelona and Londrina. During the research, project participants and specialists in the field were interviewed in Brazil an Spain. The names are: Edmir Perrotti; Regina Zilberman; Teresa Colomer; and Teresa Mañà. The work conclusion presents that the reading mediator requires a bond among three aspects: the reading practice itself, the literature concept, and the relation betweem the initial two aspects with the reading experience in the school library. | en |
dc.format.extent | 241 f. : il. color. + anexo | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Professores alfabetizadores | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Leitores - Formação | pt |
dc.subject | Bibliotecas escolares | pt |
dc.subject | Reading mediator formation | en |
dc.subject | Reading mediator | en |
dc.subject | School libraries | en |
dc.title | O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_rj_dr_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000483350 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.