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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101538
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dc.contributor.advisorSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]-
dc.contributor.authorSambrano, Taciana Mirna-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:27:56Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z-
dc.date.available2016-10-25T19:27:56Z-
dc.date.issued2006-09-15-
dc.identifier.citationSAMBRANO, Taciana Mirna. A transição de contextos: inter relação entre instituição de educação infantil e família de criança de três anos. 2006. 327 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101538-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101538-
dc.description.abstractEm consonância à perspectiva bioecológica, a presente pesquisa pode ser situada dentro de um modelo de mesossistema que se propõe a analisar a relação entre os microssistemas instituição de educação infantil e família de crianças de três anos, a partir da visão de mães, professoras e diretoras, tendo como referência uma transição ecológica normativa, bem como analisar as mudanças e continuidades no processo de desenvolvimento das atividades e das relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar. Foram realizados dois estudos que se apresentam metodologicamente divididos em momentos distintos, embora complementares. O primeiro estudo objetiva descrever e analisar as concepções e expectativas sobre a educação infantil na instituição e na família e o relacionamento entre estes dois contextos, a partir dos relatos, obtidos por entrevistas semi-estruturadas, de quatro diretoras de diferentes Centros de Educação e Recreação (CER), mantidos pelo município de Araraquara e quatro professoras dos respectivos CERs, responsáveis pela turma de crianças de três anos. Os resultados revelam a ocorrência de diferentes níveis de relacionamento entre a instituição de educação infantil e as famílias, sendo que as profissionais delimitam os momentos e as formas de relacionamento com os familiares, sobretudo as mães, variando desde uma relação assimétrica (CER1), baseada na busca por estratégias que atendam aos interesses dos interlocutores dos contextos (CER2 e 3), ou construída cotidianamente pelos profissionais e familiares unidos em torno de um objetivo comum, o desenvolvimento infantil (CER4). O segundo estudo caracteriza-se por um estudo de caso delineado no CER1, realizando-se observações ao longo de um ano letivo em momentos específicos do cotidiano institucional vivenciado pela turma composta por vinte e sete crianças de três anos...pt
dc.description.abstractIn consonance to the bio-ecological perspective, this research can be placed inside of a mesosystem model that intends to analyze the relationship among the micro-systems: early childhood educationv center and three year-old children's family. So, it started from mothers', teachers' and principals' view, holding as a reference a normative ecological transition, as well as the analysis of the changes and of the continuities in the process of activities development and interpersonal relationships established in school atmosphere. Two studies were accomplished, and concerning to the methodology, they were divided in different, but complementary moments. The first study aims to describe and to analyze the conceptions and expectations about early childhood in the institution and in the family; and the relationship among these two contexts. The starting point was reports, obtained by semi-structured interviews, of four principals in different Education and Recreation Centers (ERC), maintained by the city of Araraquara, and four teachers of the respectives ERCs, responsible for the three year-old children's group. The results revealed the occurrence of different relationship patterns between the early childhood education center and the families, and the professionals delimit the moments and the relationship forms with the relatives, above all, with the mothers. That delimitation varies from an asymmetric relationship (ERC1), based on the search of strategies that are attentive to the speakers' interests of the contexts (ERC2 and 3), or built daily by the professionals and relatives, united around a common objective, the infantile development (ERC4). The second study is characterized by a case study delineated in the ERC1, and have accomplished observations along one school year, at everyday institutional specific moments, experienced by a group composed by twenty-seven three year-old... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent327 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectNormative transitionen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.titleA transição de contextos: inter relação entre instituição de educação infantil e família de criança de três anospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesambrano_tm_dr_arafcl_prot.pdf-
dc.identifier.aleph000583234-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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