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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Badia, Denis Domeneghetti [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Totti, Marcelo Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:27:57Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:27:57Z | - |
dc.date.issued | 2009-04-09 | - |
dc.identifier.citation | TOTTI, Marcelo Augusto. Ciência e educação no pensamento de Alberto Torres, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes: das rupturas paradigmáticas à análise retórica. 2009. 151 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/101546 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101546 | - |
dc.description.abstract | O trabalho que ora apresentamos tem como objetivo analisar a concepção de ciência no pensamento educacional brasileiro, tendo como base três gerações de intelectuais com reconhecida contribuição no campo educacional: Alberto Torres, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes. Esses autores consolidaram interpretações teóricas, científicas sobre os fenômenos educacionais. Alberto Torres esteve preocupado em organizar a República; a educação era um fator de organização nacional, mantendo o homem no meio agrícola, devido à fatalidade geográfica e histórica do país. Torres alicerçou as bases de seu pensamento no positivismo comteano, adaptando-a à realidade brasileira, pretendendo um país soberano e um Estado forte. Fernando de Azevedo procurou dar moldes científicos aos estudos educacionais; a ciência proposta é teórica, utiliza Durkheim, mas recontextualiza-o, dando uma nova interpretação dos fatos sociais, que na sua visão são múltiplos e diversos, e as ciências humanas calcadas nesta visão devem ter como premissa a imprevisibilidade dos acontecimentos humanos. Florestan rearticula o pensamento de seus predecessores, estabelecendo novos parâmetros do proceder científico, em que estão presentes o planejamento, a racionalidade, a previsibilidade e a intencionalidade. Denominamos as mudanças ocorridas como rupturas paradigmáticas, ocasionadas através de conflitos. O que torna a concepção de Florestan hegemônica é o fato de o sociólogo constituir uma escola de pensamento. Observamos, ainda, que essas mudanças não são apenas teóricas; Florestan utiliza técnicas retóricas como a dissociação de noções e a petição de princípio no intuito de persuadir e convencer o seu auditório para que sua visão de ciência torne-se hegemônica. | pt |
dc.description.abstract | The work which is now presented aimed to analyze the conception of science in Brazilian educational thought, based on three generations intellectuals, with recognized contribution in the educational field: Alberto Torres, Fernando de Azevedo and Florestan Fernandes. These authors consolidated theoretical, scientific interpretations on the educational phenomena. Alberto Torres was concerned with organizing the Republic; education was a factor of national organization in keeping the in the man agricultural environment, due to geographical and historical fate of the country. Torres founded the basis of his thinking on Comte’s positivism, adapting it to Brazilian reality, having in his mind a sovereign country and a strong State. Fernando de Azevedo tried to shape studies on education scientifically, the proposed science is theoretical, he uses Durkheim’s theories but recontextualizes them by giving them a new interpretation to social facts, which in his view are many and various, and human sciences based on this vision must have as a premise the unpredictability of human events. Florestan Fernandes rearticulates the thought of his predecessors, setting new standards of scientific procedures, in which planning, rationality, predictability and intentionality are present. We consider these changes as paradigmatic ruptures, provoked by conflicts. What makes Florestan Fernandes’s conception hegemonic is the fact that he established a school of thought. We also can observe that these changes are not just theoretical; Florestan uses rhetorical techniques such as decoupling of concepts and the petition of principle in order to persuade and convince his audience so that his vision of science becomes hegemonic. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 151 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação - Brasil | pt |
dc.subject | Educação - Historia | pt |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt |
dc.subject | Sociologia educacional | pt |
dc.subject | Analise retorica | pt |
dc.subject | Brazilian educational thought | en |
dc.subject | Analytical philosophy | en |
dc.subject | Sociology of education | en |
dc.title | Ciência e educação no pensamento de Alberto Torres, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes: das rupturas paradigmáticas à análise retórica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | totti_ma_dr_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000598332 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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