You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Cláudio Benedito Gomide [UNESP]-
dc.contributor.authorCarleto, Nivaldo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:27:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:31Z-
dc.date.available2016-10-25T19:27:59Z-
dc.date.issued2009-11-23-
dc.identifier.citationCARLETO, Nivaldo. Tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadual. 2009. 287 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101563-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101563-
dc.description.abstractAs possibilidades da informática na administração educacional é uma realidade no cenário contemporâneo constituído por uma sociedade informacional. Em particular, os recursos oferecidos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, quando devidamente utilizados, servem como ferramenta de auxílio ao gerenciamento de informações nas organizações, sejam elas comerciais ou educacionais. O controle de informações acadêmicas, o gerenciamento e o processamento de arquivos eletrônicos de alunos e professores, assim como a otimização na tomada de decisões são contribuições que essas tecnologias apresentam em beneficio de uma escola, principalmente, como instrumento de articulação entre o trabalho administrativo que contempla a secretaria acadêmica e o trabalho pedagógico dos professores e da coordenação de curso. Partindo desse pressuposto, esse trabalho teve como objetivo aplicar o conceito da Tecnologia da Informação em uma unidade de ensino técnico localizada no município de Matão-SP, desenvolvendo e implantando em suas instalações um sistema de gestão da informação. Nesse contexto, considerou-se, entre outros fatores, as necessidades e as limitações da escola, bem como a segurança, a privacidade, a relevância e a disponibilidade das informações no ambiente educacional que ela está inserida. Contextualizado em uma dimensão teórica sobre as políticas e as reformas educacionais no Brasil, bem como nos processos de descentralização da educação e a autonomia escolar, o presente trabalho procurou também abranger questões pertinentes na conquista da qualidade e da equidade da educação pública brasileira. Nesse cenário, enfatizou-se a importância do desenvolvimento de softwares livres na gestão de documentos para a administração pública de sistemas educacionais, pretendendo com isso contribuir com a democracia e com a transparência...pt
dc.description.abstractThe possibilities of the computers in the educational gestion is a reality in the contemporary scenery constitute for a informational society. In particular, the resources to offer across Technologies of Information and Communication when correct to utilize, to serve as implement of aid to the gestion of information in organization to being commerce or educational. The control of academician information’s, the gestion and the processing of electronics files students and teachers, as well as the optimization in to take decisions are contribution which this technology to present in benefit the an school, principal, since instrument of the articulation between the administrated work which for the sake of academics secretary and the educational work of teachers and course co-ordination. To leave this presuppose, this work to have which purpose to apply the concept of technology of Information in a technical school localized in Matão-SP city, development and implantation in your installations one gestion system information. In that context, to consider between other aspects, the necessity and the limitations of school, as well as the safety, the private, the important and the available of information in educational environment what to insert. In context in a theoretical dimension upon the educational politics and reforms in Brazil, very as the process decentralization education and the autonomies school, the present work to search also to enclose pertinent questions in the obtain of quality and the equity Brazilian public education. In that scenery emphasize the importance of the development of free softwares in gestion document for public management system educationals, to purpose with that contribute with the democrat and transparent in process of the gestion education, benefiting in large part the State and the institution public of teach.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent287 f. : il. (algumas color)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt
dc.subjectPolítica e gestão educacionalpt
dc.subjectGestão da informaçãopt
dc.subjectEducational politics and gestionen
dc.titleTecnologias da informação e comunicação na gestão educacional: possibilidades e contribuições em uma escola técnica estadualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarleto_n_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000603779-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.