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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101576
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dc.contributor.advisorMuzzeti, Luci Regina [UNESP]-
dc.contributor.authorMarques Junior, Waldemar-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:28:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:31Z-
dc.date.available2016-10-25T19:28:01Z-
dc.date.issued2012-03-08-
dc.identifier.citationMARQUES JUNIOR, Waldemar. Esporte escolar e emancipação humana: reflexões à luz da ontologia marxiana. 2012. 264 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101576-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101576-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades emancipadoras do esporte escolar com base na ontologia marxiana. Primeiramente, realizamos um estudo teórico-conceitual articulando duas dimensões do desenvolvimento humano. Na dimensão filogênica, apresentamos as principais categorias da ontologia do ser social de Lukács – sintetizadas por Lessa – sobre a gênese do ser humano a partir do trabalho (relação homemnatureza – teleologia/causalidade – produzindo objetivações) e desta a gênese do “mundo dos homens”: os demais complexos sociais – religião, filosofia, ciência, arte, jogo etc. Enfatizamos como essa processualidade dialética singular-universal determina o particular e o mundo dos homens pelo trabalho concreto mas também produziu contraditoriedades: divisão da sociedade em classes, trabalho abstrato, valores de troca e estranhamentos. Buscamos compreender o jogo como reflexo do trabalho que funda o reino da liberdade e sua evolução ao esporte – articulação reflexa com a sociedade capitalista. Apresentamos ainda a gênese e a evolução do “jogo” no desenvolvimento ontogênico com base na psicologia histórico-cultural de Vigotski e colaboradores. Constatamos que o jogo é essencialmente situação imaginária e regras/objetivos que evolui da condição de situação imaginária explícita e regras/objetivos implícitos (jogo protagonizado) à condição de regras/objetivos explícitos e regras implícitas (“jogo com regras”). Constatamos que o jogo protagonizado surge na idade pré-escolar como atividade principal do desenvolvimento da criança e funda a zona de desenvolvimento iminente potencializando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores no nível da “imaginação na ação”. Provavelmente o jogo é o complexo que inaugura a “infância da humanidade”...pt
dc.description.abstractThe present study aimed to analysis the possibilities of Humain emancipation through the school Sport Education based on the Marx’s Ontology. Firstly we made a theoreticalconceptual study associating two dimension of humain development. In a – phylogenic – we presented the main cathegories of Lukács Ontology, concerning to the concept of social being synthetised by Lessa, about the humain genesys occurred through the work (the relationship between Man-Nature by the articulation teleology/causality that creates objectivations) and from this genesys of “the Men’s World”: all the others social spheres – Religion, Philosophy, Science, Art, game etc. We place some emphasys on the way that contractions appear into this process and how this arrangement results in more than only fragmented social institutions/organizations, founded in an abstract work that has as results exchange value and disconfort feelings (obstacles for the Humanization). We intended to conceive the game like a mirror of the work that founds the freedom kingdom and its evolution to the sport – reflexive articulation with the capitalist society. In another dimension we work on a genesys and evolution of the “game” into an ontogenic development refering to the cultural-historical psychology of Vigotski and his collaborators. We could notice that the game is essentially an imaginary situation and rules/goals that progresses from an explicit imaginary situation with implicit rules and goals (standardized games) to rules/goals explicit and implicit rules game (“game with rules”). We realized that a standartized game comes up during the preschool age as a main activity of the children development and it settles the imminent development zone bringing potencial to the development of higher psychological fonctions related to the “imagination in the action”. The game is the set that improves... (complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent264 f. : il., fots.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectEsportes escolarespt
dc.subjectJogospt
dc.subjectOntologia marxianapt
dc.subjectGamesen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleEsporte escolar e emancipação humana: reflexões à luz da ontologia marxianapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemarquesjunior_w_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000684277-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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